Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Portugueses com vistos falsos novamente impedidos de entrar em Angola

Cidadãos portugueses foram novamente impedidos de entrar em Angola em outubro, pela segunda semana consecutiva, na posse de vistos alegadamente falsos, informou hoje à Lusa fonte do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) angolano.

Portugueses com vistos falsos novamente impedidos de entrar em Angola
Notícias ao Minuto

13:30 - 14/10/14 por Lusa

País SME

Sem adiantar mais pormenores, o SME refere que estes novos casos registaram-se no período entre 02 e 08 de outubro, no aeroporto internacional da capital.

"A partir do posto de fronteira aérea de Luanda, temos como informação relevante esta semana a recusa de entrada de seis cidadãos estrangeiros por uso de visto falso, sendo a maior percentagem a nacionalidade portuguesa", indicou o SME.

A mesma situação tinha já sido relatada na semana anterior, entre 25 de setembro e 02 de outubro, mas em menor número. Este tipo de caso não implica, por norma, a detenção destes cidadãos, apenas o seu repatriamento no primeiro voo disponível.

No final de agosto, aquela força policial, responsável pelo controlo de fronteiras e migração, confirmou que mais de 200 passaportes com vistos de trabalho alegadamente falsos foram apreendidos para investigação, por suspeita de emissão fraudulenta, também com Portugal a liderar uma lista de quinze nacionalidades.

Países como Brasil, Moçambique, Nigéria, Líbano, Mauritânia, Egito, China, Cuba, Ucrânia, Turquia, Jordânia, Macedónia, Costa de Marfim e Malaui figuram igualmente na lista das nacionalidades de cidadãos cujos passaportes foram apreendidos pelo SME.

De acordo com aquela autoridade, as empresas que contratam estes trabalhadores chegam a pagar a redes clandestinas, dentro e fora de Angola, 5.000 a 12.000 dólares (entre 3.700 e 9.100 euros) por cada visto falso. Oficialmente, o processo para obtenção de um visto de trabalho em Angola, a partir dos consulados do país, ronda os 400 dólares (300 euros).

Ainda na semana de 02 a 08 de outubro, o SME expulsou de Angola 1.401 estrangeiros por via administrativa e 4 por via judicial, registo que continua acima dos cerca de mil casos semanais que se verificavam por norma até agosto passado.

Além disso, indicam ainda os números oficiais do SME, estão contabilizados atualmente, através dos Centros de Detenção de Estrangeiros Ilegais, 482 cidadãos em situação irregular, que "aguardam a formalização das respetivas expulsões", maioritariamente da República Democrática do Congo.

O SME recebeu também, na última semana, 4.005 pedidos para emissão de diversos tipos de visto, tendo sido autorizados 639.

Segundo este balanço do SME, no mesmo período, por infrações migratórias, foram sancionados com multas 92 cidadãos e 28 empresas.

Entraram em Angola, na primeira semana de outubro, 16.105 estrangeiros e saíram 12.793, num fluxo migratório que se reporta aos postos de fronteiras terrestres, fluviais, aéreos e marítimas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório