Procurar

Grupo terá provocado "tensão" em hospital por querer reanimar homem morto

Um grupo de cerca de 50 pessoas terá provocado distúrbios no Hospital de Abrantes, por querer que um homem que morreu num acidente de viação fosse reanimado. Ao Notícias ao Minuto, a ULS fala numa "situação de tensão", sem feridos e com danos materiais "muito limitados", resolvida rapidamente.

Grupo terá provocado "tensão" em hospital por querer reanimar homem morto

© Shutterstock

Natacha Nunes Costa
16/10/2025 14:35 ‧ há 17 horas por Natacha Nunes Costa

Um grupo de cerca de 50 pessoas terá forçado a entrada nas Urgências do Hospital de Abrantes, na madrugada do passado sábado, exigindo que um homem, que morreu num acidente de viação, fosse reanimado.

 

O caso é contado pelo Correio da Manhã, esta quinta-feira, 16 de outubro. De acordo com o matutino, os elementos do grupo pretendiam que os profissionais de saúde realizassem manobras de reanimação num homem que morreu num acidente rodoviário, ao volante de um carro de alta cilindrada, e que chegou à unidade de saúde já cadáver.

Só após a chegada dos agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) ao local é que foi possível retirar o grupo das instalações.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo, que tutela o hospital de Abrantes, confirmou ao Notícias ao Minuto uma "situação de tensão" durante o fim de semana.

Apesar da ocorrência, suscitada "por uma situação de óbito irreversível do doente transportado", garante a ULS que não resultaram da mesma "quaisquer feridos ou danos físicos a profissionais de saúde, sendo os danos materiais registados muito limitados".

A intervenção das autoridades foi, segundo a unidade de saúde, "imediata e decisiva para restabelecer a normalidade, garantindo desde o primeiro momento a segurança de utentes, profissionais e instalações hospitalares".

"Os elementos envolvidos neste episódio de tensão acataram todas as instruções transmitidas pelas forças de segurança pública, que permaneceram no local até à completa resolução da situação. Importa ainda sublinhar que, até ao momento, não foi apresentada qualquer queixa formal por parte de utentes ou profissionais de saúde relativamente a este episódio", realça ainda.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a administração da ULS Médio Tejo aproveita para manifestar "a sua solidariedade para com todos os profissionais que se encontravam em funções e reconhece o empenho demonstrado em assegurar a continuidade dos cuidados num contexto particularmente exigente de tensão", lembrando que "o dia a dia de um Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica é, por natureza, marcado por episódios de grande tensão emocional e humana, resultantes da gravidade das situações clínicas que ali chegam" e que "os profissionais da ULS Médio Tejo estão preparados e formados para atuar com serenidade e competência, em estreita articulação com as forças de segurança".

O Conselho de Administração da ULS Médio Tejo assegura ainda que "está a adotar todas as medidas decorrentes deste tipo de ocorrência, em articulação com os serviços internos competentes e as entidades de segurança, de forma a garantir o permanente reforço das condições de segurança e apoio aos profissionais".

"A ULS Médio Tejo mantém o seu compromisso com a prevenção e gestão de situações de conflito em contexto hospitalar, em alinhamento com o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS), da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) e da Direção-Geral da Saúde (DGS)", lê-se na mesma nota.

Em jeito de conclusão, a instituição reitera que o seu foco "é — e continuará a ser — a prestação de cuidados de saúde com qualidade, segurança e respeito por todos os cidadãos"

Leia Também: Irlandês encontrado morto com sinais de agressão em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10