Segundo o coordenador da Polícia Judiciária (PJ) nos Açores, Renato Furtado, a detenção, por presumível prática do crime de tráfico de droga, ocorreu no âmbito de uma ação de prevenção junto dos pontos de entrada de droga no arquipélago.
"Foi na sequência de uma ação de prevenção de combate ao tráfico de estupefacientes que conseguimos identificar e deter estas duas mulheres e apreender esta quantidade muito significativa de droga", afirmou, em declarações à Lusa.
Cada uma das detidas tinha na sua posse 16 quilos de haxixe e uma delas tinha ainda um quilo de cocaína.
Esta quantidade de droga seria suficiente para 172 mil doses individuais.
"Se estivermos a falar em dias de consumo, estamos a falar em droga suficiente para 70 mil dias de consumo", especificou Renato Furtado.
De acordo com o coordenador da PJ nos Açores, as duas mulheres, de nacionalidade portuguesa e residentes no continente, não tinham antecedentes criminais.
As detidas, com 33 e 43 anos, foram presentes a primeiro interrogatório judicial e ficaram em prisão preventiva.
Nos últimos anos, a PJ tem "apreendido quantidades bastante significativas de droga" nos Açores.
Só este ano, no âmbito do combate ao tráfico internacional de droga, os vários departamentos da Polícia Judiciária já apreenderam, ao largo dos Açores, "cerca de oito toneladas de cocaína".
Já nas operações relativas ao abastecimento de redes de consumo nos Açores, como foi o caso da detenção destas duas mulheres, "foram apreendidos mais de 75 quilos de droga", em 2025.
Leia Também: Prisão preventiva para suspeito de tráfico de droga em São Miguel