O português de 45 anos resgatado de um túnel de Istambul, na Turquia, onde terá estado preso durante vários dias, já regressou a Portugal. O caso remonta a setembro, mas agora se tornou conhecido.
Caires Pereira como é identificado pela imprensa turca, foi entregue ao centro de retenção de estrangeiros, após ser medicamente assistido. Posteriormente, segundo o Correio da Manhã, foi deportado para Portugal, cumprindo com os procedimentos habituais, tendo embarcado num avião com destino a Lisboa a 18 de setembro.
O homem terá sido salvo depois de, a 10 de setembro, a mulher ter dado o alerta ao "Gabinete de Emergência Consular" por "não conseguir estabelecer contacto com ele".
Um dia depois, a 11 de setembro, segundo os jornais turcos, um homem que passava a pé no exterior do túnel em questão, localizado em Kasımpaşa, no distrito de Beyoğlu, ouviu os pedidos de ajuda do português e alertou as autoridades.
Foi então mobilizada uma equipa de resgate com dezenas de operacionais e maquinaria pesada para retirar Caires Pereira do local.
Beyoğlu’nda Kasımpaşa-Hasköy Tüneli yanında duvar arasında mahsur kalan kişinin Portekiz uyruklu 45 yaşındaki Caires Ferraiera olduğu ortaya çıktı.
— Onedio (@onediocom) October 12, 2025
Ağustos ayında Türkiye’ye gelen Ferraiera’nın pasaportunu kaybettiği için sokakta yaşadığı ve dinlenmek için girdiği tünelde… pic.twitter.com/a8QBh1miFS
Como noticiou ontem o Notícias ao Minuto, o homem encontrava-se seminu, desidratado e com ferimentos ligeiros, pelo que foi transportado ao hospital.
Com a ajuda de um tradutor, as autoridades turcas rapidamente concluíram que se tratava do homem cuja mulher, a partir de Portugal, tinha dado o alerta de desaparecimento.
Leia Também: Português resgatado após dias preso em túnel da Turquia