Procurar

Bolieiro promete trabalhar com "zelo" com os autarcas eleitos nos Açores

O presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, assumiu hoje o compromisso institucional do executivo em trabalhar, "com zelo e imparcialidade", com todos os autarcas eleitos no domingo.

Bolieiro promete trabalhar com "zelo" com os autarcas eleitos nos Açores

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
14/10/2025 13:46 ‧ há 10 horas por Lusa

Política

Autárquicas

"Aos que assumiram, pela sua vitória, a responsabilidade executiva das freguesias e dos municípios, felicito-os pela confiança recebida. E tranquilizo-os com o compromisso institucional do Governo em trabalhar, com zelo e imparcialidade, com todos para, assim, fazermos o melhor de nós, pelo nosso povo e pelo desenvolvimento dos Açores inteiros, de cada concelho e de cada freguesia", disse José Manuel Bolieiro.

 

O chefe do executivo regional, que fez hoje uma declaração política, no primeiro dia da sessão plenária deste mês do parlamento regional, na Horta, na ilha do Faial, assegurou "manter o reforço da cooperação financeira" estabelecida com as autarquias.

"Aos municípios pagámos a dívida da taxa variável do IRS e agora será relativamente ao chamado IVA turístico. E, para as freguesias, mantemos o fundo regional de cooperação financeira, que este ano aprovou 7,8 milhões de euros de projetos", disse.

Nas eleições autárquicas de domingo, segundo Bolieiro, "o projeto político que governa os Açores alcançou o maior número de municípios e de juntas de freguesia", o que permite liderar a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) e a Delegação Regional da Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

"Anotamos esse facto como responsabilidade para continuar a trabalhar. A trabalhar, no entanto, com todos. Separamos o contexto de cada ato eleitoral, mas interpretamos a tendência", acrescentou.

O líder do Governo Regional disse que não participa "na dialética de quem ganhou e de quem perdeu", pois "isso fica para os partidos", mas referiu que, desde que tomou posse, em, 2020, os Açores estão agora "melhores" e deu como exemplos as áreas da saúde, educação, emprego, habitação, agricultura, habitação e turismo, entre outros setores.

"Temos de estar tão ambiciosos hoje como estávamos em 2020. No governo, no parlamento e no poder local. Na sociedade e na economia. Queremos que os Açores sejam referência de qualidade de vida, em justiça social, em oportunidades para os jovens, em dignidade para os idosos e segurança para as famílias", disse.

O PSD venceu mais câmaras municipais nos Açores, sozinho ou em coligação, nas eleições autárquicas de domingo, apesar de o PS ter obtido maior percentagem de votos, segundo os dados provisórios do Ministério da Administração Interna.

Os social-democratas conquistaram a presidência de nove dos 19 municípios dos Açores, um em coligação com o CDS-PP e um em coligação com o CDS-PP e o PPM.

Com 24,71% dos votos, o PSD venceu mais uma câmara do que em 2021, recuperando a Calheta, que nos últimos três mandatos tinha sido liderada pelo movimento Dar Vida ao Concelho.

O PS, que obteve mais votos (35,14%), conquistou oito câmaras municipais, menos uma do que em 2021, perdendo Santa Cruz das Flores, que geria há 24 anos, para o Movimento Cívico pelo Concelho, liderado por Elisabete Nóia, que foi neste mandato vice-presidente do município, eleita pelo PS.

O CDS-PP voltou a ganhar o município das Velas, que lidera desde 2013.

Leia Também: Bolieiro faz apelo: "Venham participar, que a democracia agradece"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10