Procurar

Bolieiro faz apelo: "Venham participar, que a democracia agradece"

O presidente do Governo Regional dos Açores apelou hoje à participação dos cidadãos eleitores nas autárquicas que estão a decorrer, por considerar que a democracia "agradece e ganha com isso".

Bolieiro faz apelo: "Venham participar, que a democracia agradece"

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
12/10/2025 13:09 ‧ há 5 horas por Lusa

"Este é o meu primeiro apelo. Por favor, venham participar, que a democracia agradece e ganha com isso", disse José Manuel Bolieiro aos jornalistas, após ter votado, pelas 11h00 locais (mais uma hora em Lisboa), na Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, no concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

 

Como segunda nota, o líder do executivo regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM deixou "um magnífico elogio a todos os cidadãos que, nas mesas de voto, dão de si", para que haja "normalidade na participação cívica e na organização isenta, imparcial, escrutinável do ato eleitoral".

Bolieiro também disse aos jornalistas estimar que, para todas as candidaturas, o tempo de campanha "tivesse sido uma oportunidade de esclarecimento das suas propostas" e de avaliação, rematando que, "em liberdade, o povo escolherá".

O presidente do Governo Regional dos Açores espera que no ato eleitoral haja um "recorde de participação" dos eleitores, referindo que as eleições autárquicas, tipicamente, são eleições "mais mobilizadoras, até porque, desde logo, têm muitos candidatos, ao contrário de todas as outras eleições".

"E isto já é, por si, um auxílio à mobilização. Mas, de facto é que, historicamente, as autárquicas são sempre muito mais mobilizadoras do que todos os outros atos eleitorais. Eu espero que [esta eleição] possa bater um recorde. É mais um desejo do que propriamente uma certeza", afirmou.

Salientou que "o bom tempo de hoje dá menos desculpas a quem possa ter alguma dificuldade na deslocação à mesa de voto, porque o tempo está ótimo e, nessa medida, é bom fruir o dia de domingo, também com uma deslocação à mesa de voto".

Questionado sobre se concordava com o Presidente da República sobre a importância do ato eleitoral, Bolieiro disse que subscreve as afirmações de Marcelo Rebelo de Sousa, reafirmando que as eleições autárquicas "são muito importantes, até porque são as mais mobilizadoras em termos de candidatos".

Depois de votar, o chefe do executivo açoriano irá, durante o dia, passar por alguns locais para verificar como está a mobilização dos eleitores, sobretudo em algumas mesas de voto "mais notórias" e próximas da sua residência.

Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar nestas autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

Dos 9.303.840 eleitores inscritos, 9.262.722 são nacionais e, dos restantes, 18.319 são eleitores estrangeiros da União Europeia (UE) e 22.799 são estrangeiros provenientes de fora da UE, em ambos os casos recenseados em território nacional.

Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto.

No total, 1.584 listas de partidos, coligações e grupos de cidadãos são candidatas às Câmaras Municipais, 1.519 às Assembleias Municipais e 9.764 listas a Assembleias de Freguesia, de acordo com dados extraídos das listas mais atualizadas da Secretaria-Geral do MAI.

Leia Também: Élvio Sousa apela ao voto e espera um bom resultado para o JPP

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10