No final da missa de encerramento da peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima, José Ornelas salientou que hoje, na última peregrinação aniversária deste ano, há "notícias encorajantes e sinais de paz para Gaza".
"Gaza está no nosso coração", afirmou José Ornelas, bispo da diocese de Leiria-Fátima, tendo os peregrinos respondido com uma salva de palmas.
O prelado pediu "que estes sinais continuem e persistam, para que se possa conseguir uma paz duradoura, justa e na dignidade para todos aqueles que fazem parte daquela Terra Santa e agora martirizada e destruída".
"E que [com] a ajuda e a solidariedade de todos, com a nossa oração, possa verdadeiramente chegar a paz", disse o presidente da CEP, que também pediu o "dom da paz" para a Ucrânia, o Sudão e "tantas outras partes do mundo".
Antes, o presidente da CEP agradeceu ao arcebispo da Beira, Moçambique, Claudio Dalla Zuanna, que presidiu à peregrinação, e lembrou Cabo Delgado, província daquele país africano que é alvo de ataques terroristas há quase uma década, pedindo orações para que alcance a paz.
Na quinta-feira, a "versão final da primeira fase" do plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, para acabar com a guerra em Gaza foi assinada por todas as partes envolvidas.
Hoje, o Hamas libertou os últimos 20 reféns israelitas mantidos na Faixa de Gaza.
Leia Também: Presidente do Líbano defende negociações com Israel