"Durante a noite de ontem", sexta-feira, dia 10 de outubro, a Força Aérea Portuguesa (FAP) resgatou uma família de cinco pessoas - um casal e três filhos - após a embarcação onde seguiam ter sido atacada por orcas, ao largo de Peniche.
Explica a FAP em comunicado enviado este sábado às redações que o "helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea foi ativado para realizar um resgate de cinco pessoas que se encontravam a bordo de uma embarcação que navegava a mais de 50 km de Peniche", uma vez que "o veleiro, onde seguia um casal e três filhos, foi atacado por um grupo de orcas, que danificou a embarcação levando à entrada de água".
"Após o sucedido", prossegue a mesma nota, "as cinco pessoas abandonaram a embarcação com recurso a uma balsa salva-vidas, sendo mais tarde recolhidas por um navio pesqueiro que se encontrava nas imediações".
Para apoiar a missão de resgate, a Força Aérea ativou o helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – 'Pumas', que descolou da Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, pelas 20h45. "Concluído o resgate com sucesso, o helicóptero da Força Aérea regressou à BA6 já perto das 23h00", é ainda salientado.
A missão de salvamento foi ativada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa, da Força Aérea, após pedido de ativação da entidade coordenadora, o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, da Marinha Portuguesa.
A Força Aérea Portuguesa revelou também um vídeo deste salvamento - que pode ver em baixo:
Fica com as imagens do resgate do resgate a cinco pessoas realizado pela Força Aérea através do helicóptero EH-101 Merlin.
— Força Aérea Portuguesa (@fap_pt) October 11, 2025
Sabe tudo sobre o resgate em:https://t.co/tBzKX2USUZ pic.twitter.com/KKLTxqK969
Leia Também: Veleiro afunda após interação com orcas em Peniche. Náufragos socorridos