"Crescemos todos os anos cerca de 10 mil milhões" na despesa do Estado e "a Iniciativa Liberal, que propunha medidas com um impacto fiscal ao nível dos dois mil milhões por ano, é que era radical?" - questionou Mariana Leitão, num discurso de campanha autárquica.
À semelhança do que sucedeu noutros jantares com apoiantes, Mariana Leitão chegou ao som de "Enter Sandman", dos Metallica, acompanhada pelo seu antecessor na liderança do partido e agora candidato à Câmara de Braga, Rui Rocha, que a saudou com a expressão "bem vinda à capital do norte", o seu slogan de campanha.
Para a IL, "radical é aumentar brutalmente a despesa todos os anos sem nunca conseguir justificar de onde é que ela vem" e "continua-se sem se conseguir resolver redundâncias na despesa pública, sem reduzir atos administrativos inúteis, sem reduzir o papel pelo papel, sem reconsiderar as funções que o Estado deve reduzir e as que deve manter".
Mariana Leitão disse que a "reforma do Estado acabou antes de começar", o resultado de "um Estado que não consegue fechar o ciclo, e resume-se à distribuição do pouco que há", com "investimento baixo, produtividade baixa, licenciamento impossível e uma economia de baixo valor acrescentado que não consegue pagar aos nossos quadros mais qualificados".
"Porque enquanto o Estado insistir em controlar tudo, continuará a falhar em quase tudo", afirmou.
Segundo Mariana Leitão, "há um aumento brutal de mais de 300 milhões de euros em outros impostos diretos, um crescimento de 259%, sem qualquer explicação no relatório", e o "Governo está a tapar buracos nos impostos mais escondidos, sem explicar onde é que vai buscar toda esta receita".
"E para alimentar que Estado? O mesmo Estado do Partido Socialista", acusou ainda a líder liberal, que se mostrou confiante num bom resultado nas eleições autárquicas de domingo.
"Em 2021, a Iniciativa Liberal, na sua primeira eleição autárquica, elegeu autarcas em 10 distritos" e "em 2025, vamos triplicar o número de eleitos nas autarquias, elegendo vereadores com pelouros executivos que façam a diferença na vida das pessoas, não apenas presença simbólica, mas poder real nas decisões locais", prometeu a líder dos liberais.
Mariana Leitão confia que a "Iniciativa Liberal vai exercer o poder nas autarquias locais", para ""acelerar os licenciamentos, promover a construção e baixar o preço das casas" e para "exigir a transparência que se impõe na gestão autárquica e fechar a porta ao amiguismo e à corrupção".
Leia Também: IL critica falta de medidas para habitação e manutenção do Imposto Mortágua