O Serviço Nacional de Saúde (SNS) deixou um alerta, esta terça-feira, acerca do consumo de drogas, nomeadamente, canábis. Numa publicação partilhada nas redes sociais, os responsáveis apontam que o consumo "tem consequências no corpo e na mente, sobretudo quando o uso é frequente e em idades jovens".
"Se necessita de ajuda, contacte a linha 1414", lê-se na publicação, na qual são ainda 'dados' outros meios para quem precisar de ajuda neste âmbito, assim como algumas informações, que deixamos abaixo.
Risco de consumo
- Ansiedade ou pânico;
- Prejuízo da memória e concentração;
- Risco de impacto na saúde mental (especialmente em uso frequente e em idades jovens).
Caso necessite de apoio
- Encontre respostas especializadas no Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências;
- Contacte a linha 1414 (serviço gratuito e anónimo);
- Inscreva-se aqui para ajuda de comportamentos aditivos.
Efeitos do consumo
- Relaxamento;
- Alteração da perceção do tempo:
- Aumento do apetite;
- Euforia leve.
O consumo de drogas tem consequências no corpo e na mente, sobretudo quando o uso é frequente e em idades jovens. Se necessita de ajuda, contacte a linha 1414. #Saúde #SNS #Drogas
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) October 7, 2025
© @ICAD_IP pic.twitter.com/E191S1fURZ
Canábis 'na mira' das autoridades
Note-se que a canábis é usada e consumida de variadas formas, sendo, muitas vezes, alvo de apreensão: que vão desde o produto em si até à sua mistura com outros géneros alimentícios, como gomas.
Uma destas apreensões em grande escala aconteceu por cá ainda este verão, quando, na Madeira, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu centenas de embalagens de artigos alimentares que continham canabidiol e tetrahidrocanabinol na rotulagem, numa operação que decorreu na região do Algarve. Uma pessoa foi constituída arguida.
De acordo com a informação disponibilizada na altura, em agosto, foram apreendidas embalagens de bolachas, gomas, chupa-chupas, chás, pastilhas elásticas, refrigerantes, óleos e suplementos, 9 quilos de produtos alimentares e 120 litros de cerveja.
Esta não foi a única apreensão de grande dimensão nos últimos meses, dado que, em junho, foram apreendidos bolos e gomas com HHC [hexa-hidrocanabinol] em sete estabelecimentos madeirenses. Os estabelecimentos ficavam localizados no Funchal, Ponta do Sol e Machico. Na sequência da ação, "foram apreendidos 474 produtos, com um valor de 10.094,64 euros, tendo sido instaurados cinco processos de contraordenação", referia a nota emitida então.
Leia Também: Por dentro de uma das maiores empresas de canábis medicinal do mundo