Procurar

Dezenas de apoiantes pró-Gaza aguardam ativistas no aeroporto de Lisboa

Cerca de três dezenas de ativistas pró-Palestina estão a aguardar na zona das chegadas do aeroporto Humberto Delgado pelos quatro ativistas portugueses que participaram na flotilha humanitária Global Sumud que deverão aterrar em Lisboa cerca das 22h40.

Dezenas de apoiantes pró-Gaza aguardam ativistas no aeroporto de Lisboa Vídeo

© Bloco de Esquerda

Lusa
05/10/2025 22:33 ‧ há 22 horas por Lusa

Empunhando bandeiras e lenços da Palestina, os manifestantes trazem cartazes com palavras de ordem como "Libertem a Palestina" e "Obrigado Marina, Sofia, Diogo e Miguel por nos representarem".

 

Fora do edifício encontram-se quatro carrinhas da Polícia de Segurança Pública (PSP), duas delas do Corpo de Intervenção, com o ambiente normal sem que se registem qualquer tipo de incidentes ou confrontação.

A comunicação social está presente em força com todas as câmaras apontadas para o local por onde saem normalmente os passageiros dos voos internacionais.

Vários ativistas presentes garantiram à Lusa que virão ainda mais manifestantes.

Os portugueses que fizeram parte da flotilha humanitária Global Sumud foram hoje repatriados por Israel e viajaram de Telavive para Madrid, onde, após uma breve escala, estão já a voar para Lisboa.

Os portugueses chegaram a Madrid cerca das 20:20 (menos uma hora em Lisboa) integrados num grupo de 29 ativistas: quatro portugueses, 21 espanhóis e quatro holandeses.

Em representação do Governo, os ativistas serão recebidos no aeroporto pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa.

As 20:55 aterrou no aeroporto Humberto Delgado um avião operado pela TAP e pela companhia aérea israelita El Al procedente de Telavive, desconhecendo-se se o avião estaria lotado.

A embaixadora de Portugal em Telavive, Helena Paiva, esteve hoje no centro de detenção de Ketsiot, em Israel, para se "assegurar do bom desenvolvimento do processo de repatriamento", segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e os ativistas Miguel Duarte e Diogo Chaves estavam detidos, em Israel, desde a noite de quarta para quinta-feira passada, quando as forças israelitas intercetaram as cerca de 50 embarcações da Flotilha Global Sumud, que pretendia entregar ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Leia Também: Portugueses detidos por Israel já chegaram a Madrid. Segue-se Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10