O aroma a castanhas assadas pode já fazer-se sentir, mas ainda não é desta que a brisa outonal chegará ao país. Aliás, na semana de 6 a 10 de outubro, a temperatura do ar deverá continuar "superior aos valores normais para esta altura do ano", particularmente no interior de Portugal continental.
"A temperatura máxima irá atingir valores entre 30 e 32 °C no Sul e no litoral Norte e Centro na segunda-feira, e apenas no Sul e vales do Tejo e do Douro na terça-feira", detalhou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), num comunicado divulgado na sexta-feira.
A nota ressalvou que, no resto da semana, os valores da temperatura máxima deverão variar entre os 20 e os 30 ºC em todo o território.
A temperatura mínima, por seu turno, "não terá variações significativas durante toda a semana". De acordo com o IPMA, estes valores ficarão entre os 7 e os 16ºC em todo o país.
Apesar de ser "provável" que não chova nos próximos dias, o IPMA advertiu que, "tendo em conta a presença de regiões depressionárias entre os Açores e o continente a partir do meio da semana, existe ainda incerteza no padrão meteorológico predominante sobre o continente neste período".
De facto, e apesar das máximas entre os 21 e os 26 ºC, a generalidade do arquipélago dos Açores será brindada com chuva durante a semana que aí vem. Já temperaturas mínimas situar-se-ão entre os 15 e os 21 ºC.
No caso da Madeira, é apenas esperada precipitação na segunda-feira. A temperatura máxima ficará entre os 25 e os 26ºC, enquanto a mínima deverá variar entre os 20 e os 21 ºC.
Leia Também: Sismo de magnitude 3,5 com epicentro em Sines 'abalou' Santiago do Cacém