Um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter, com epicentro a cerca de 40 quilómetros a Oeste de Sines, foi registado pelas 9h03 deste sábado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) detalhou que o abalo "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região de Santiago do Cacém", em Setúbal.
"Se a situação o justificar, serão emitidos novos comunicados", ressalvou o organismo.
Recorde-se que os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10), de acordo com a escala de Richter.
Já na escala de Mercalli modificada, um terramoto de intensidade III é considerado fraco, mas pode ser "sentido dentro de casa" e fazer com que objetos pendentes baloicem.
"A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração, mas não pode ser reconhecido com um sismo", apontou o IPMA.
Num abalo moderado, de intensidade IV, "a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes".
"Os objetos suspensos baloiçam. […] Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem", esclareceu.
Leia Também: Sismo de magnitude 3,3 na escala de Richter registado perto de Olhão