O protocolo para a instalação do equipamento, com recurso a tecnologia de prevenção criminal, foi assinado na passada quinta-feira com a Polícia de Segurança Pública (PSP), informou em comunicado o município algarvio.
As câmaras de videovigilância vão ser instaladas na parte histórica da cidade, considerada uma "zona prioritária" devido às suas "características peculiares", refere a autarquia do distrito de Faro.
A videovigilância pretende ser um instrumento auxiliar e complementar das forças de segurança, ficando a PSP responsável pelo manuseamento, monitorização e tratamento dos dados.
Segundo a Câmara de Tavira, o sistema "não substitui" a presença policial, mas atua como ferramenta complementar, com efeito dissuasor e capacidade de resposta rápida a ilícitos criminais, auxiliando na identificação de suspeitos de crimes.
A videovigilância respeita as regras constitucionais e os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, constituindo um reforço tecnológico para a segurança e proteção de pessoas, animais e bens, realça o município.
Tavira é o sexto município do Algarve a implementar equipamentos de videovigilância em espaços públicos, sistema que funciona já em Olhão, Portimão, Loulé, Faro e Albufeira.
Lagos e Lagoa são outros municípios algarvios que esperam avançar em breve com a instalação de sistemas de videovigilância em vários locais dos concelhos.
Leia Também: Vídeo: Queda de vidro deixa 17 adeptos do Sporting feridos, 1 no hospital