Pelo menos dois portugueses estarão retidos em Katmandu, no Nepal, após o hotel Hilton, onde estavam hospedados, ter sido vandalizado e incendiado durante intensas manifestações contra o governo.
Os protestos começaram a 7 de setembro mas sofreram uma escalada de violência nos últimos dois dias. Pelo menos 25 pessoas, entre as quais vários polícias, morreram e mais de 600 ficaram feridas.
Paulo Machado, que é advogado e estava de férias no Nepal partilhou o seu testemunho nas redes sociais.
Através da sua conta Travel Adicted, no Instagram, o português revelou que "está tudo tomado pelos militares".
"Não há comida, não há qualquer tipo de serviço, nem se pode sair à rua. Não temos qualquer ajuda da embaixada", denunciou Paulo Machado, que terá fugido apenas com o telemóvel e passaporte, com a ajuda dos funcionários do hotel, que ficou consumido pelas chamas.
Tal como lembra o advogado, o Exército do Nepal, assumiu, entretanto, o controlo da segurança do país e anunciou o recolher obrigatório a nível nacional até quinta-feira, após a violenta onda de protestos que forçou a renúncia do governo.
Nos stories de Paulo Machado é possível ver vários edifícios a fumegar, pessoas a fugir e os militares a vigiar as ruas de Katmandu.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros português indicou ao Notícias ao Minuto que já identificou 34 cidadãos nacionais no Nepal, através do contacto estreito com a embaixada em Nova Deli e, localmente, com o Cônsul Honorário em Kathmandu.
Recorde-se que, nos últimos dias, dezenas de milhares de manifestantes saíram às ruas da capital do Nepal para expressar a sua indignação contra a decisão das autoridades de bloquear a maioria das redes sociais, incluindo o Facebook, o X e o YouTube, alegando que as empresas não se registaram e não se submeteram à supervisão governamental.
O protesto da 'Geração Z', como está a ser chamada esta manifestação, em referência às pessoas nascidas entre 1995 e 2010, que é a geração dos principais opositores da decisão governamental, apela também ao "fim da corrupção".
Segundo a imprensa internacional, a polícia nepalesa reprimiu de forma violenta as manifestações, acabando por matar, pelo menos, 19 civis.
Leia Também: Líder da oposição nepalesa libertado da prisão durante protestos