Procurar

Marinha garante proteção de navio mercante com elementos estranhos

Operacionais da Autoridade Marítima Nacional (AMN) e da Marinha entraram hoje a bordo de um navio mercante ao largo do Algarve, por ter sido detetada a presença de elementos estranhos à tripulação, anunciaram aquelas entidades.

Marinha garante proteção de navio mercante com elementos estranhos

© Marinha Portuguesa

Lusa
04/09/2025 19:08 ‧ há 19 horas por Lusa

País

AMN

Segundo um comunicado conjunto da AMN e da Marinha divulgado pelas 18h30, o navio mercante Odysseus, de bandeira da Libéria, tinha comunicado no final de quarta-feira "a presença a bordo de elementos estranhos à tripulação e solicitando a assistência das autoridades portuguesas".

 

"O Centro de Operações Marítimas (COMAR) recebeu ontem [quarta-feira], 03 de setembro, pelas 23h00, um alerta do Centro do Controlo do Tráfego Marítimo (CCTM), da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), a informar sobre uma comunicação rádio emitida pelo navio mercante ODYSSEUS", de acordo com a nota.

Segundo o comunicado, na sequência deste pedido e da posterior entrada do navio nas águas territoriais portuguesas, o Capitão do Porto de Portimão acionou os meios da AMN e solicitou o apoio da Marinha.

Ainda de acordo com a nota, foi "efetivada a entrada a bordo, durante a manhã de hoje e a cerca de seis milhas náuticas da costa portuguesa, por uma equipa constituída por elementos de ambas as entidades, visando a recuperação das condições de segurança do navio e da sua tripulação".

O navio encontrava-se a navegar ao largo da costa do Algarve e, neste momento, "navega em segurança" com destino a Sines, acrescentam a AMN e a Marinha.

Segundo as autoridades portuguesas, "elementos da AMN e da Marinha encontram-se a garantir a segurança do navio mercante, ao largo da costa do Algarve, após solicitação de assistência".

Leia Também: Homens armados fazem reféns em navio ao largo do Algarve

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10