"Cumprindo-se hoje um dia de luto nacional, a Conferência Episcopal convida as comunidades cristãs à oração particular e comunitária pelas vítimas mortais deste trágico acidente e pelo sofrimento das suas famílias e amigos, para que encontrem esperança e ânimo na reconstrução do futuro", indica uma nota do secretaria-geral da CEP.
"Quem puder está convidado a participar na Missa pelas vítimas do acidente presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, na Igreja de São Domingos, ao Rossio em Lisboa, (...) pelas 19:00", adianta.
O elevador da Glória, composto por duas cabines elétricas motorizadas sincronizadas por cabo, descarrilou ao final da tarde de quarta-feira, tendo provocado a morte de 17 pessoas e causado ferimentos em outras 21, de várias nacionalidades.
A organização da Igreja Católica manifesta ainda o seu "reconhecimento a todos os profissionais e voluntários que prestaram o socorro imediato às vítimas".
O Governo decretou um dia de luto nacional hoje, enquanto a Câmara Municipal de Lisboa decidiu adotar três dias de luto municipal.
O elevador da Glória liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.
Leia Também: Elevador da Glória. Dois trabalhadores da Misericórdia morrem no acidente