A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) informou que será suspenso de imediato a comercialização de lotes de medicamentos antidepressivos - Ludiomil, conhecido como Maprotilina.
"A empresa LEF - Laboratório de Estudos Farmacêuticos em representação do Titular de Autorização de Introdução ao Mercado (Amdipharm Limited) irá proceder à recolha voluntária dos lotes - abaixo indicados - referentes aos medicamentos Liodimil, Maprotilina 25 mg, 50 mg e 75 mg, comprimidos revestidos por película, do titular de autorização de introdução no mercado por ter sido detetada uma impureza acima do limite aceitável", lê-se na circular informativa disponível no site do Infarmed.
O Infarmed explica ainda que o "fabricante/ titular de AIM confirmou a presença deste defeito de qualidade nos lotes indicados".
Desta forma, foi determinada a suspensão imediata da comercialização dos seguintes lotes:
© InfarmedTendo em conta o exposta, o Infarmed refere que as "entidades que possuam estes lotes de medicamentos em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução". Já "os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este(s) lote(s) não devem interromper o tratamento".
No entanto, devem, assim que possível, "contactar o médico para que este possa analisar a necessidade ou não da substituição por um medicamento alternativo".
Leia Também: Infarmed suspende lotes de (outro) medicamento usado para a depressão