Depois de a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) determinar a suspensão de determinados lotes do medicamento Sertralina Generis 50 mg e 100 mg, viria a anunciar, também, a suspensão de alguns lotes do Sertralina toLife 50 mg e 100 mg, comprimidos revestidos por película.
Em causa, refere o Infarmed, está o facto de ter sido detetada "uma impureza acima do limite aceitável".
Segundo uma circular informativa da autoridade, datada de 28 de agosto, "a Towa Pharmaceutical, S.A. irá proceder à recolha voluntária dos lotes" em causa.
Face ao sucedido, "o Infarmed determina a suspensão imediata da comercialização destes lotes".
Desta forma, a autoridade alerta que as entidades que possuam estes lotes de medicamentos em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.
Já os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento e, logo que possível, devem contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.
Eis os lotes afetados:
© Infarmed
Note-se que, também no dia 28 de agosto, o Infarmed já tinha anunciado a suspensão da comercialização de alguns lotes do medicamento Sertralina Generis 50 mg e 100 mg.
Leia Também: Sertralina. Infarmed recolhe vários lotes de medicamento para a depressão