O Infarmed anunciou a suspensão imediata da comercialização de alguns lotes do medicamento Sertralina Generis 50 mg e 100 mg. Em causa, está o facto de ter sido detetada uma impureza acima do limite aceitável.
"O Infarmed determina a suspensão imediata da comercialização destes lotes", anunciou em comunicado, referindo-se "aos medicamentos Sertralina Generis 50 mg e 100 mg", da Generis Farmacêutica.
Face ao exposto, o Infarmed refere que "as entidades que possuam estes lotes de medicamentos em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução". Já os doentes que estejam a tomá-los "não devem interromper o tratamento", devendo "logo que possível, contactar o médico para que este possa analisar a necessidade ou não da substituição por um medicamento alternativo".
Deixamos abaixo os lotes em causa:
© Infarmed
Os medicamentos, recorde-se, que são revestidos por película foram detetados com uma "impureza acima do limite aceitável".
A sertralina pertence a um grupo de medicamentos denominados Inibidores Selectivos da Recaptação da Serotonina (ISRSs) e são utilizados para tratar a depressão e ou perturbações de ansiedade.
Leia Também: Autorizados lotes de medicamento para a hiperatividade em neerlandês