Bordalo II voltou a criticar a atualidade, através da sua arte, desta vez com a 'ajuda' de fezes, tal como já tinha feito anteriormente.
"Benjamin Shitanyhau. Uma cabeça de m****, a espalhar ideias de m****, a fazer m****", escreveu o artista plástico no Instagram, numa publicação partilhada na terça-feira, 2 de setembro, nas redes sociais e que ,em menos de 24 horas, já conta com quase 10 mil 'gostos', entre os quais várias caras bem conhecidas dos portugueses.
A acompanhar a legenda duas fotos e um vídeo da sua mais recente intervenção artística: umas cuecas com a bandeira de Israel e um desenho da cara do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, a quem apelidou de "Benjamin Shitanyhau". Em cima e ao lado, literalmente, um monte de fezes.
Esta é, como realça o artista português, a terceira parte de um conjunto de intervenções semelhantes que já tinha feito anteriormente e que recordou nos stories do Instagram, na noite de terça-feira. Anteriormente, também o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também já tinham sido alvo do dedo (ou mãos) aguçado de Bordalo II.
Em 2020, ano em que Joe Biden ganhou as eleições presidenciais dos Estados Unidos, fazendo com que Trump tivesse de abandonar o cargo, foi a "hora da descarga na Casa Branca". Bordalo II ilustrou o momento com um Trump desenhado com fezes, numa sanita pronta a descarregar.
Dois anos mais tarde, em março de 2022, semanas após o início da invasão da Rússia à Ucrânia, foi a vez de Vladimir Putin 'levar com as fezes' de Bordalo II.
"Para de c**** no penico. Os teus problemas de ego não podem estar acima das pessoas. Guerra é sangue", escreveu na altura, numa publicação onde se vê um militar a defecar em cima da cara do presidente da Rússia.
Sobre a guerra no Médio Oriente também não é a primeira vez que o artista se manifesta. Em julho fez um mural com a frase "conteúdo sensível" e as cores da bandeira da Palestina. Antes, em novembro de 2023, já tinha pintado na escadaria de uma estação de comboios em Lisboa a bandeira da Palestina manchada de vermelho em representação das vítimas mortais do conflito em Gaza.
Já a intervenção artística mais recente de Bordalo II tinha sido sobre o combate aos incêndios que, durante mais de duas semanas, assolaram Portugal, no passado mês de agosto, e mataram quatro pessoas, além de terem provocado vários feridos e milhões de euros em danos.
Nessa altura, o artista português partilhou um sinal de trânsito com o mapa de Portugal queimado. Na legenda Bordalo II colocou: "Responsabilidade, presença e competência mínima...".
Leia Também: "Competência mínima". Bordalo II critica gestão de combate aos incêndios