A partir desta segunda-feira, dia 1 de setembro, começa o chamado outono meteorológico no hemisfério norte e que decorrerá até 30 de novembro. No entanto, a estação do outono só tem início oficialmente a 22 de setembro, aquando do equinócio. Mas, afinal, o que é o outono meteorológico?
Segundo explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "ao contrário das estações astronómicas (definidas pelos equinócios e solstícios), as estações meteorológicas são definidas pelas meteorologistas e climatologistas de acordo com as características climáticas dos meses do ano, como a temperatura ou a precipitação".
Desta forma, as estações meteorológicas são divididas "em quatro grupos de três meses cada uma". Mas o que quer isto dizer?
O outono começa a 1 de setembro e decorre até 30 de novembro. Já o inverno tem início no dia 1 de dezembro e prolonga-se até 28 ou 29 de fevereiro, compreendendo assim os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
A primavera compreende o período de 1 de março a 31 de maio (março, abril e maio) e, por fim, o verão tem início no dia 1 de junho e termina a 31 de agosto (junho, julho e agosto).
De acordo com a previsão sazonal do IPMA - de agosto a outubro -, que é "baseada no sistema multimodelo do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), "na temperatura mensal do ar prevê-se anomalia positiva" e na "precipitação total mensal prevê-se anomalia sem sinal significativo" não só no continente, como também nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
No entanto, o IPMA ressalva "o grau de incerteza devido ao longo período de tempo".
Que nomes terão as tempestades da temporada 2025/20226?
Este domingo foi assim revelada a lista, pela página de Facebook Meteo Trás os Montes - Portugal, dos nomes das tempestades de grande impacto da temporada 2025/26.
Entre eles estão alguns nomes bem portugueses como Alice, Benjamim, Claúdia, Davide, Emília, Goretti, Leonardo, Marta, Pedro, Regina, Samuel e Vítor. Mas há mais nomes, desta vez com 'pronúncia' estrangeira: Francis, Harry, Ingrid, Joseph, Kristin, Nils, Oriana, Therese e Wilma.
Como vão estar as temperaturas nesta primeira semana de setembro?
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) publicou, na sexta-feira, as previsões meteorológicas para a primeira semana de setembro, que traz um 'indício' do que se pode seguir nas semanas seguintes.
De acordo com a análise, na próxima semana, entre 1 e 7 de setembro, "prevê-se que a temperatura do ar continue inferior aos valores normais para esta altura do ano."
Segundo o que é explicado pelo IPMA, até terça-feira as temperaturas máximas irão atingir valores entre os "20ºC e 30°C em todo o território, podendo entre quarta-feira e sexta-feira atingir valores entre 30ºC e 33°C na região Sul e nos vales do Douro e do Tejo."
Leia Também: Chuva regressa ao Norte e Centro do país. O que esperar para terça-feira?