Esta segunda-feira, 1 de setembro, arranca o outono meteorológico, apesar de, oficialmente, esta estação só começar a 22 de setembro.
Por ser uma estação, geralmente, marcada por tempestades, as agências meteorológicas preparam-se antecipadamente para as receber.
Na sequência disso, este domingo foi assim revelada a lista, pela página de Facebook Meteo Trás os Montes - Portugal, dos nomes das tempestades de grande impacto da temporada 2025/26.
Entre eles estão alguns nomes bem portugueses como Alice, Benjamim, Claúdia, Davide, Emília, Goretti, Leonardo, Marta, Pedro, Regina, Samuel e Vítor. Mas há mais nomes, desta vez com 'pronúncia' estrangeira: Francis, Harry, Ingrid, Joseph, Kristin, Nils, Oriana, Therese e Wilma.
Recorde-se que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "é atribuído um nome a todas as depressões que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho (a partir de 91km/h) no sistema internacional de avisos meteorológicos (Meteoalarm)".
Desta forma, o primeiro país a emitir este aviso dá o nome à depressão, seguindo a lista, e informa os restantes países, que deverão manter o nome.
"A atribuição de nomes a tempestades é um projeto conjunto dos serviços meteorológicos da Europa, sob os auspícios da EUMETNET. O IPMA pertence ao grupo sudoeste (SW), no qual se incluem os serviços meteorológicos de Espanha (AEMET), de França (Météo-France), da Bélgica (RMI) e do Luxemburgo (MeteoLux)", lê-se ainda na mesma nota.
Leia Também: Oposição defende plano para responder futuras crises em Cabo Verde