Se transporta crianças consigo no automóvel, a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem informações - fundamentais - que deve ler. Em causa estão recomendações sobre os sistemas de retenção.
"A segurança das crianças no automóvel depende da correta utilização dos SRC [Sistemas de Retenção], reduzindo o risco de morte num acidente em 71% em lactentes e 51% em crianças", começa por adiantar a PSP numa mensagem colocada nas redes sociais.
"Mas como escolher o sistema de retenção adequado ao seu filho?" Esta é a questão à qual a força de segurança responde, iniciando a explicação pelo facto de "os sistemas de retenção deverem seguir a norma R129 (norma i-Size)".
Tal "baseia-se na estatura da criança e reforça a proteção lateral e frontal, fundamentais para proteção do pescoço e da cabeça da criança". Deve "verificar a etiqueta laranja no equipamento".
O primeiro sistema de retenção
O primeiro sistema de retenção, adianta a PSP no mesmo post, deve ser "utilizado desde o nascimento até aos 75 ou 87 centímetros". E não se esqueça: Deve ser "instalado em contramarcha" - é o "tradicional 'ovinho' ou 'babycoque'".
A Polícia de Segurança Pública destaca ainda que, "caso opte por este SRC, enquanto o bebé não ultrapasse o limite de altura indicada pelo fabricante, o arnês se mantenha à altura do ombro e a cabeça bem apoiada, não é necessário mudar para o SRC seguinte".
1/2 A segurança começa cedo!
— PSP - Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) August 30, 2025
A segurança das crianças no automóvel depende da correta utilização dos SRC, reduzindo o risco de morte num acidente em 71% em lactentes e 51% em crianças.
Porque cada viagem conta, faça da segurança dos mais pequenos uma prioridade.#semprepresente pic.twitter.com/o4gW4zldDF
E quanto aos sistemas de retenção seguintes?
Há três 'alturas' (das crianças) a decorar: Até aos 105 centímetros, após os 105 centímetros e a partir dos 125 centímetros.
Se a criança que transporta na viatura tem até 105 centímetros, a autoridade relembra que tem de "manter a instalação em contramarcha".
Contudo, após os 105 centímetros da criança, os sistemas "já são, na sua maioria, no sentido da marcha" e "existem modelos homologados até aos 125cm, 135cm ou 150cm".
Neste caso, vinca a PSP, usa-se "o cinto de segurança do automóvel e mantém-se maior proteção lateral e conforto da criança".
Por fim, a autoridade informa sobre as situações que incluem as crianças a partir dos 125 centímetros: "Pode ser utilizado o 'banco elevatório', caso o automóvel possua encostos de cabeça nos lugares traseiros e o cinto não incomode o pescoço da criança", explicita a PSP na publicação.
Os sistemas ISOFIX
"Nos sistemas ISOFIX [de fixação de cadeirinhas], devemos ter em atenção" que o "encaixe ao estar corretamente fixo faz a cor vermelha desaparecer e aparece assim a cor verde, o que confirma a fixação correta ao veículo".
Segundo explica a autoridade, "o ISOFIX não confere mais segurança do que a contenção com cinto de segurança, mas não se esqueça dos três pontos de fixação!"
E fique ainda com um alerta: "Nem todos os SRC são compatíveis com todos os veículos. Verifique o manual do fabricante do automóvel e procure experimentar o SRC antes de efetivar a compra".
2/2 Crianças com menos de 12 anos de idade transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, desde que tenham altura inferior a 135 cm, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.#semprepresente pic.twitter.com/EYYF9jNhT0
— PSP - Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) August 30, 2025
Leia Também: Multa de velocidade? Saiba como pedir prova fotográfica da infração