Procurar

Trump é "ativo russo"? "A definição da política externa cabe ao Governo"

O  ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou hoje comentar a declaração do Presidente da República de considerar Donald Trump um "ativo soviético", recordando que a política externa cabe ao Governo e é assim que deve ser interpretada a posição portuguesa.

Trump é "ativo russo"?  "A definição da política externa cabe ao Governo"

© IAKOVOS HATZISTAVROU/AFP via Getty Images

Lusa
30/08/2025 12:33 ‧ há 23 horas por Lusa

"Não me compete, nem devo comentar as declarações do Presidente da República", respondeu Paulo Rangel ao ser questionado pela Lusa sobre a declaração de Marcelo Rebelo de Sousa, na última quarta-feira, que considerou que o homólogo dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, é um "ativo soviético".

 

O ministro dos Negócios Estrangeiros recordou que "a definição da política externa portuguesa cabe ao Governo".

"É assim que os nossos parceiros internacionais, todos eles, devem entender a relação com Portugal. Postas as coisas nesse contexto, julgo que não é preciso mais nenhum comentário", acrescentou, enquanto decorria uma reunião dos ministros com a pasta da diplomacia dos países da União Europeia (UE), no âmbito da presidência dinamarquesa do Conselho da UE, em Copenhaga.

Na quarta-feira, o chefe de Estado português disse que o homólogo dos EUA funciona como um "ativo soviético".

"Imprudência" ou "factoide"? Cá também se comentam as palavras de Marcelo

O Presidente da República afirmou que o seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, funciona como um "ativo soviético", ao favorecer a Federação Russa na guerra contra a Ucrânia. Estas declarações foram analisadas lá fora, mas também há quem as comente por cá. Eis o que se diz - e a reação do Governo.

Notícias ao Minuto com Lusa | 08:21 - 30/08/2025

Enquanto intervinha na 'Universidade de Verão do PSD', uma iniciativa de formação de jovens quadros do partido que se realizou em Castelo de Vide (Portalegre), o Presidente da República falou sobre o novo equilíbrio geopolítico e de uma "coisa peculiar e complexa" sobre Donald Trump.

"O líder máximo da maior superpotência do mundo, objetivamente, é um ativo soviético, ou russo. Funciona como ativo", declarou.

O Presidente da República sublinhou que a relação entre o republicano Donald Trump e o homólogo russo, Vladimir Putin, não se trata de "uma aliança baseada na amizade, na cumplicidade económica, ideológica ou doutrinária".

"Estou a dizer que, em termos objetivos, a nova liderança norte-americana tem favorecido estrategicamente a Federação Russa", sustentou.

Marcelo diz que Trump tem funcionado como

Marcelo diz que Trump tem funcionado como "ativo soviético" da Rússia

O Presidente da República afirmou que o seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, funciona hoje como um "ativo soviético", ao favorecer a Federação Russa na guerra contra a Ucrânia.

Lusa | 18:58 - 27/08/2025

Leia Também: "Imprudência" ou "factoide"? Cá também se comentam as palavras de Marcelo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10