São Bartolomeu do Mar, no concelho de Esposende, distrito de Braga, cumpriu no domingo, 24 de agosto, mais uma vez a tradição anual do 'Banho Santo'.
Manda a tradição, segundo o site O Vila Verdense, que no dia 24 de agosto, as crianças, até aos 7 anos de idade, sejam mergulhadas no mar, não uma vez, mas várias e em número ímpar, para que fiquem livres de males como o medo, a gaguez ou a epilepsia.
O 'Banho Santo' como lhe chamam, é um dos pontos altos da romaria de São Bartolomeu do Mar. Além dos mergulhos, as crianças têm de dar três voltas à igreja, enquanto seguram um galo preto.
De acordo com a publicação regional, a superstição remonta ao século XIX e tem origem numa lenda, segundo a qual todos os anos, precisamente no dia 24 de agosto, o diabo andava à solta, só voltando ao mar quando a noite caísse.
Por esse motivo, era necessário levar as crianças ao mar, durante o dia, para que as águas "puras" curassem do medo e das doenças.
O fotógrafo Diogo Baptista da Getty Images marcou presença este ano no local, onde estiveram centenas de pessoas.
Através das imagens é possível ver que nem todas as crianças gostaram de 'ir a banhos'. É preciso não esquecer que a temperatura do mar, em Braga, não é a mais agradável, uma vez que, mesmo nesta altura do ano, ronda os 15ºC.
Leia Também: Prometia 'cunhas' na câmara de Braga a troco de "400 euros num envelope"