Uma grávida de 37 semanas teve o bebé no carro esta quinta-feira durante a tarde enquanto seguia para o Hospital Garcia de Orta, em Almada. Terá sido pouco depois das cinco da tarde que a viatura em que seguia foi obrigada a parar na berma da estrada, num trecho do IC21, entre o Barreiro e a A2, para o nascimento da criança.
A mulher vive no Barreiro, mas terá seguido para Almada, dado que as urgências de obstetrícia do Hospital de Nossa Senhora do Rosário se encontravam fechadas.
Questionado pelo Notícias ao Minuto, o INEM explica que "O CODU recebeu uma chamada às 17h14 para assistência a uma utente grávida de 37 semanas. Não houve colaboração por parte dos contactantes para realização da triagem, tendo os mesmos desligado o telefone (CODU ligou depois de volta para o local) e recusado responder a perguntas. Terminaram a chamada informando que iriam por meios próprios ao hospital."
Terá sido nesta altura que o bebé nasceu. Quinze minutos depois da primeira ligação, pelas 17h30, o INEM voltou a receber uma nova chamada, desta vez a informar que o parto já tinha acontecido.
O CODU acionou então uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) e uma ambulância para o local. Às 18h13, as equipas enviadas estavam a transmitir os dados clínicos, tanto da mãe como da criança, ao CODU. A mãe e o bebé foram depois acompanhados até ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, para onde originalmente já se estavam a dirigir.
O caso é noticiado no dia em que é também aprovada em Assembleia da República uma Comissão Parlamentar de Inquérito ao INEM para esclarecer as frequentes falhas que são apontadas ao instituto. A proposta foi apresentada pela Iniciativa Liberal e contou com a abstenção dos partidos que integram o Governo e do PS.
Leia Também: Há seis urgências do SNS encerradas no sábado e sete no domingo