PSP faz hoje 158 anos: "É passado, é presente, é futuro", vinca Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa endereça "a sua sincera gratidão e homenagem" à Polícia de Segurança Pública (PSP) no dia em que a força de segurança completa 158 anos. Chefe de Estado deixou uma nota na página oficial da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
02/07/2025 09:25 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

Marcelo Rebelo de Sousa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está de parabéns: Completa, esta quarta-feira, 158 anos. E o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já fez questão de publicar uma mensagem a assinalar o dia. 

 

No site oficial da Presidência, o chefe de Estado começou por salientar que se marca hoje "a comemoração do 158.º aniversário da Polícia da Segurança Pública, data que convida ao reconhecimento e valorização do seu contributo para a segurança e estabilidade nacional."

E Marcelo Rebelo de Sousa vincou que a PSP "é passado", "é presente" e "é futuro". "A PSP é passado – alicerçado nos seus 158 anos de História ao serviço da comunidade", afirmou, considerando ainda que "a PSP é presente – através seu papel incontornável para a vigência da Estado de Direito Democrático. Uma Polícia que é de todos e para todos."

E, ainda, "a PSP é futuro – pela capacidade demonstrada de se regenerar e adaptar, face aos desafios de uma sociedade em constante mutação e por não se vislumbrar um Portugal coeso, sem segurança e sem a PSP."

"Honroso compromisso de defender a Pátria"

Na mesma mensagem, o Presidente da República assinalou a "lealdade" e o "sentido de dever" dos agentes da Polícia de Segurança Pública, endereçando "a sua sincera gratidão e homenagem".

"A todos os Polícias, que com ações individuais e anónimas, contribuem para a identidade coletiva da PSP. A todos os Polícias, que cientes dos desafios inerentes à sua função, escolhem, diariamente, servir o próximo com coragem, lealdade e sentido de dever. A todos os Polícias, mulheres e homens que assumiram o honroso compromisso de defender a Pátria e que com tal compromisso, assumiram, também, a defesa dos valores da Lei fundamental, endereça o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a sua sincera gratidão e homenagem", termina a nota. 

"Uma das instituições mais antigas, respeitadas e presentes na vida dos portugueses"

Também a Polícia de Segurança Pública já emitiu uma nota a dar conta do dia que hoje se celebra: "Hoje, dia 2 de julho, celebramos 158 anos de uma das instituições mais antigas, respeitadas e presentes na vida dos portugueses", pode ler-se na mensagem enviada às redações. 

"No dia 2 de julho de 1867, com a criação da Polícia Cívica de Lisboa e do Porto, foram lançadas as bases organizacionais, funcionais e culturais do que é atualmente a Polícia de Segurança Pública, adianta-se, acrescentando que, "com uma matriz civil, uniformizada e armada, a PSP tem por missão genérica defender a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos."

A PSP conta atualmente com "cerca de 20.000 polícias e pouco mais de 600 profissionais das carreiras técnicas".

Leia Também: "Submersa até ao pescoço". PSP salvam mulher em "risco iminente" no mar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas