Há perigo de incêndio rural em várias zonas do país. O que é proibido?

Termómetros vão estar acima dos 40ºC nos próximos dias, mas a meio da semana o cenário vai mudar. Com o calor a 'apertar', as restrições também decorrem, até para não haver cenários de catástrofe.

pedrógão grande, incêndios

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
28/06/2025 17:34 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

País

Incêndios

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem um alerta no seu site no qual dá conta das proibições que estão atualmente em vigor, dado o tempo quente que se sente em todo o país - e que vai continuar nos próximos dias.

 

Ao início da tarde deste sábado, o panorama atual indica que o país está sob avisos laranja e amarelo devido às temperaturas elevadas, havendo ainda a possibilidade de algumas regiões passarem a 'vermelho'.

Devido a esta subida de temperatura, o Governo proibiu o uso de maquinaria agrícola e florestal em alguns concelhos e, para já, até terça-feira.

Já na sua página, a ANEPC dá conta das proibições, e de onde é que estas estão em vigor. "Em dias de perigo de incêndio rural 'MUITO ELEVADO' ou 'MÁXIMO', o risco de ocorrência e propagação de incêndios é mais alto. Nestes dias, é fundamental redobrar todos os cuidados", lê-se na página.

Já as regiões que estão sob aviso podem ser consultadas aqui.

E, afinal, o que está proibido sob estes avisos?

  • Fazer Queimada Extensiva;
  • Fazer Queima de Amontoados;
  • Utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  • Fumigar ou desinfestar em apiários;
  • Lançar balões de mecha acesa e foguetes;
  • Usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor.

O que esperar nos próximos dias?

Segundo o balanço mais recente feito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os níveis de alerta serão reavaliados até ao final do dia, havendo a possibilidade de vir a subir para o um nível mais elevado, o 'vermelho', em alguns distritos devido às previsões meteorológicas de calor, mesmo durante a noite.

Os dados mais recentes indicam, especialmente dia 30, que as temperaturas vão ser superiores a 40 graus Celsius em alguns distritos, com tempo muito seco e instabilidade que, segundo explicou, significa que se houver um fogo pode ser muito difícil de o dominar.

Calor... mas até quando?

A partir do meio da semana, o cenário muda, ainda que de forma ligeira. Nessa altura, "o fluxo tenderá a rodar para oeste, com uma descida geral das temperaturas, embora apenas ligeira nas regiões do interior".

Já o "céu deverá apresentar-se, em geral, pouco nublado ou limpo até meio da semana, com exceção de alguma nebulosidade matinal na faixa costeira ocidental. A partir da rotação do vento para o quadrante oeste, teremos o aparecimento de mais nebulosidade e no fim de semana poderá mesmo ocorrer precipitação no litoral Norte e Centro, sob a forma de chuva fraca".

No fim de semana seguinte, a 5 e 6 de julho, "as máximas em todo o país não deverão ultrapassar os 37ºC", acrescenta o instituto, numa nota divulgada nas redes sociais.

Leia Também: IPMA pondera colocar alguns distritos a 'vermelho' devido ao calor

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas