Porto das Flores: Do material que enche 60 campos às 150 viagens de barco

Obra de reconstrução do porto das Lajes das Flores, nos Açores, vai custar 230 milhões de euros e deverá estar concluída em 2030. Construtora garante que é "a obra marítimo-portuária mais complexa" da região.

Futuro porto das Lajes das Flores
AnteriorSeguinte

© Portos dos Açores

Natacha Nunes Costa
27/06/2025 10:59 ‧ há 4 horas por Natacha Nunes Costa

País

Ilha das Flores

O novo porto das Lajes das Flores, na Região Autónoma dos Açores, vai começar a ser construído "muito em breve", provavelmente, já no próximo mês de julho, revelou o diretor técnico da obra, Carlos Silva, à Antena 1 Açores.

 

De acordo com o responsável, para já estão entre "14 e 15 pessoas a montar o estaleiro de obra, "aquele trabalho que ninguém vê".

A obra começa logo a seguir e vai contar, "diariamente", com mais de meia centena de trabalhadores. "Entre 50 e 60", mais precisamente, segundo Carlos Silva.

Para a obra ser concluída nos próximos cinco anos vai ser preciso que o estado do tempo e o mar colaborem, assim como a logística. O material para construir a obra vem de outras ilhas, como a Terceira, e até mesmo de Leixões, em Portugal Continental.

Para lá chegar, serão necessárias, segundo o diretor técnico da obra, mais de uma centena e meia de viagens de navio.

"São necessários entre 150 e 160 viagens de barco. Cada navio vai trazer, no máximo, entre 40 a 50 peças", explicou.

"A obra marítimo-portuária mais complexa dos Açores"

Já Luíz Gonzaga, diretor geral da Tecnovia Açores, revelou, também à Antena 1 Açores, que "podemos dizer que esta é a obra marítimo-portuária mais complexa feita nos Açores".

Só o material que é preciso tirar debaixo de água – do anterior porto, arrastados durante a tempestade Lorenzo - pode encher 25 campos de futebol.

Por sua vez, o material necessário para a obra enche, segundo a rádio açoriana, "perto de 60 campos de futebol até um metro de altura". Só em betão, são 23 campos de futebol.

Obra vai custar 230 milhões de euros e estará pronta em 2023

Há cinco anos que os florentinos esperam por este momento. Desde sempre que a obra esteve envolta em polémica e de muitas críticas, principalmente, relacionadas com atrasos no início da mesma.

E percebe-se porquê. Este é o único porto que abastece a ilha que está, desde que o furacão Lorenzo destruiu o porto em outubro de 2019, ainda mais à mercê das condições da meteorologia e do mar para receber mantimentos e não só.

Furacão Lorenzo destruiu

Furacão Lorenzo destruiu "totalmente" o porto das Lajes das Flores

O único porto comercial da ilha das Flores está inoperacional.

Natacha Nunes Costa | 12:16 - 02/10/2019

No passado mês de maio, o Governo Regional, chefiado por José Manuel Bolieiro, anunciou que o futuro porto das Lajes das Flores vai custar cerca de 230 milhões de euros e deverá ficar pronto em 2030, cinco anos após o furacão Lorenzo ter destruído a infraestrutura.

Na altura, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, defendeu que o porto comercial da ilha das Flores "transformou-se num exemplo evidente da vulnerabilidade" da região às alterações climáticas, já que a infraestrutura, além de destruída pelo Lorenzo, voltou a ser afetada pela depressão Efrain em dezembro de 2022.

"A execução da obra está prevista por um prazo de 60 meses, o que significa que em 2030 as Flores terão finalmente um novo porto em pleno funcionamento. Tem mesmo de ter. Este é um investimento financiado pelo Sustentável [2030] e os prazos são para cumprir", avisou.

Leia Também: Futuro porto das Flores vai custar 230 milhões e fica pronto em 2030

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas