Marcelo mostra solidariedade com atores: "Não queremos viver em ditadura"

O chefe de Estado assinalou que "em Democracia há e tem de haver liberdade de pensar e exprimir o pensamento, de forma plural e sem censuras".

Marcelo

© FILIPE AMORIM / AFP) (Photo by FILIPE AMORIM/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
11/06/2025 16:42 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

Lisboa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou, esta quarta-feira, que "vivemos em Democracia e não queremos voltar a viver em ditadura", na sequência das agressões levadas a cabo por um grupo de extrema-direita contra um dos atores da companhia de teatro A Barraca, em Lisboa, na noite de terça-feira.

 

"O Presidente da República falou telefonicamente com Maria do Céu Guerra, a quem transmitiu a sua solidariedade, extensiva a toda a Companhia e seus atores", lê-se numa nota divulgada na página da Presidência da República.

O comunicado apontou ainda que "vivemos em Democracia e não queremos voltar a viver em ditadura".

"Em Democracia há e tem de haver liberdade de pensar e exprimir o pensamento, de forma plural e sem censuras. E que essa liberdade e esse pluralismo não podem ser calados, nem sovados, por quem discorda", sublinhou.

Recorde-se que o ator foi agredido quando entrava para um espetáculo com entrada livre de homenagem a Camões, disse a diretora da companhia, Maria do Céu Guerra.

Em declarações à Lusa, a também atriz Maria do Céu Guerra contou que, foi por volta das 20h00, estavam os atores a chegar ao Cinearte, no Largo de Santos, quando se cruzaram à porta "com um grupo de neonazis com cartazes, programas", com várias frases xenófobas, que começaram por provocar uma das atrizes.

"Entretanto, os outros atores estavam a chegar. Dois foram provocados e um terceiro foi agredido violentamente, ficou com um olho ferido, um grande corte na cara", afirmou a também encenadora, de 82 anos, que disse que o ator em causa teve de receber tratamento hospitalar.

Fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) adiantou à Lusa que foi chamada pelas 20h15 ao Largo de Santos por "haver notícia de agressões", onde foi contactada por um homem de 45 anos, que "informou que, ao sair da sua viatura pessoal, foi agredido por um indivíduo".

A PSP, com as características do eventual suspeito fornecidas pelo ofendido e por um seu amigo, encetou várias diligências nas ruas adjacentes ao Largo de Santos, tendo sido possível localizar e intercetar um homem com 20 anos, suspeito de ser o autor da agressão, adiantou a mesma fonte.

A PSP identificou os intervenientes neste caso - suspeito, ofendido e testemunha - e vai comunicar todos os factos apurados ao Ministério Público.

[Notícia atualizada às 16h46]

Leia Também: BE quer debate sobre RASI após agressão a ator

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas