Um anticiclone proveniente da região dos Açores, conjugado com um vale depressionário que vem do Norte de África até à Península Ibérica, vão fazer com que esta semana seja de tempo quente e seco, com céu pouco nublado ou limpo.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na quinta e sexta-feira, nas regiões Norte e Centro, pode haver um "aumento temporário de nebulosidade durante a tarde", acompanhado pela ocorrência de aguaceiros e trovoada.
Contudo, nos restantes dias, por todo o território de Portugal continental, as temperaturas vão estar "já acima dos valores da normal climatológica do mês de maio na generalidade do território". Na região Sul e Vale do Tejo, os termómetros vão mesmo marcar valores entre 35 e 40 graus de temperatura máxima.
As noites serão "tropicais" em "alguns locais das regiões Centro e Sul", com a temperatura mínima do ar a ser igual ou superior a 20 graus.
O vento, de Norte, será "fraco a moderado", podendo tornar-se desconfortável apenas no litoral oeste e terras altas.
Perante estes próximos dias de elevado calor, o IPMA alerta para um "aumento gradual do Perigo de Incêndio Rural (PIR)" e "valores muito elevados" do índice de radiação ultravioleta.
Leia Também: Vêm aí temperaturas com "valores muito elevados" (quase nos 40ºC)