Estarreja vai ajudar 9 famílias carenciadas a reabilitar a sua casa

O programa Casa Melhor, destinado à melhoria de habitações degradadas de pessoas carenciadas de Estarreja, irá apoiar este ano nove famílias, totalizando um apoio financeiro de 63 mil euros, revelou hoje a autarquia.

Notícia

© Câmara Municipal de Estarreja

Lusa
23/05/2025 11:34 ‧ há 8 horas por Lusa

País

Casa Melhor

Foram apresentadas 16 candidaturas ao programa, lançado anualmente em setembro, que tem como requisitos o imóvel ser propriedade do candidato, e o rendimento mensal 'per capita' do agregado familiar não ser superior ao valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) em vigor em cada ano civil.

 

O Casa Melhor "visa apoiar cidadãos residentes no concelho que necessitam de realizar obras de conservação ou melhoria nas suas habitações, mas que não possuem capacidade financeira para tal". 

Nas três últimas edições, o programa criado pela Câmara Municipal de Estarreja apoiou 23 famílias, com um valor máximo de sete mil euros por agregado familiar, num total de 161.017,69 euros. 

Em 20 anos de Casa Melhor, entre 2004 e 2024, foram apoiadas 300 famílias, traduzindo-se num apoio municipal superior a um milhão de euros.

"O programa Casa Melhor tem sido essencial para melhorar a qualidade de vida de famílias vulneráveis, decorrentes do processo de envelhecimento, incapacidade física ou visual e baixos rendimentos, refletindo-se na conservação e beneficiação das suas habitações", salienta a autarquia em nota de imprensa.

As obras financiadas pelo programa têm contribuído para resolver problemas de humidade, isolamento deficiente, instalações elétricas e de água, acessibilidade e eficiência energética.

Ainda na área da habitação, a nota de imprensa faz referência à intervenção feita na Urbanização da Teixugueira, com a reabilitação de três blocos de habitação social, num investimento de cerca de meio milhão de euros que beneficia 120 pessoas, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, ao abrigo do programa "1.º Direito".

Leia Também: Greve na administração pública fecha escolas um pouco por todo o país

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas