Cerca de 30 pessoas, imigrantes indostânicos, viviam num alojamento ilegal que funcionava num restaurante desativado, sem condições de habitabilidade, na freguesia de Arroios, em Lisboa. Foram retirados do local na quarta-feira, estando em curso o realojamento por parte da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, revelou a Junta de Freguesia.
O alojamento ilegal foi desmantelado e, de acordo com declarações da presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Madalena Natividade (independente eleita pela coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) à Lusa, as pessoas viviam em "condições muito desumanas", com baratas e ratos.
As queixas para esta situação foi denunciada pelos vizinhos "na semana passada". Estes deram conta "do cheiro nauseabundo e de movimentos estranhos a entrar e sair do restaurante".
Com esta informação 'em mãos', Madalena Natividade pediu aos serviços de licenciamento que tentassem perceber o que se passava nas imediações, tendo decidido pedir ajuda à Polícia Municipal de Lisboa para fazer a fiscalização, que "confirmou que, realmente, havia ali indícios de alguma ilegalidade".
"Mal falavam inglês" e "pagavam entre 180 a 200 euros por mês"
Na manhã de quarta-feira, foi realizada uma intervenção no local e os imigrantes que viviam no local foram identificados. Não se sabe qual a situação legal em que estas pessoas se encontram no nosso país, ou seja, se estão ou não regulares em Portugal.
Os imigrantes retirados deste alojamento ilegal "mal falavam inglês", pelo que houve "alguma dificuldade" na recolha de informações, revelou Madalena Natividade, havendo a indicação de que "pagavam entre 180 a 200 euros por mês" para pernoitar neste restaurante desativado.
Questionada pela Lusa sobre o processo de realojamento, a autarca indicou que "o devido acompanhamento da situação" está a ser assegurado pelos serviços da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia, com o envolvimento da Polícia Municipal, sem adiantar detalhes.
Além desta situação no restaurante, foi já também identificada em Arroios uma situação de habitação irregular num espaço de um dentista.
Leia Também: Moradores preocupados com prédio devoluto e ocupado em Arroios