Reincidente condenado a pena máxima por abusar da filha menor nos Açores

O homem foi condenado por centenas de crimes, incluindo 880 crimes de abuso sexual de criança agravado. Crimes ocorreram entre 2019 e 2024.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/05/2025 15:41 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto

País

Açores

Um homem foi condenado, na quarta-feira, à pena máxima de 25 anos de prisão por abusar da própria filha menor durante cinco anos, no concelho de Ponta Delgada, nos Açores.

 

De acordo com a Procuradoria da República da Comarca dos Açores, o homem, reincidente, foi condenado pelo Juízo Central Cível e Criminal de Ponta Delgada por quase mil crimes.

Em causa estão 880 crimes de abuso sexual de criança agravado, oito crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência agravado e um crime de pornografia de menores agravado.

Segundo a nota, divulgada esta sexta-feira, "os factos tiveram lugar entre 2019 e 2024, no concelho de Ponta Delgada" e o arguido é "pai da vítima".

Além da pena de 25 anos de prisão, o homem foi ainda condenado às "penas acessórias de proibição de exercer profissão, emprego, funções, ou atividades públicas ou privadas, cujo exercício envolva contacto regular com menores e proibição de assumir a confiança de menor, em especial, a adoção, tutela, curatela, acolhimento familiar, apadrinhamento civil, entrega, guarda ou confiança de menores, por 20 anos".

A procuradoria explicou ainda que "o tribunal aplicou a pena atendendo à elevada gravidade dos factos, ao dolo direto intenso, às consequências para a vítima, que demandaram o seu acolhimento residencial e acompanhamento psicológico".

Além disso, o arguido "revelou falta de arrependimento e ausência de autocensura". O tribunal teve ainda em conta os antecedentes criminais do homem, que tinha já "uma condenação pela prática de crimes da mesma natureza em pena de prisão efetiva".

A investigação foi dirigida pelo Ministério Público de Ponta Delgada do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) dos Açores, coadjuvado pela Polícia Judiciária.

Leia Também: Desmantelada rede de tráfico de droga em Lisboa. Há oito detidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas