Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Produção de bonecos de Estremoz já é Património de Interesse Municipal

A Câmara de Estremoz aprovou, por unanimidade, o reconhecimento da produção de bonecos de Estremoz em barro como Património Imaterial de Interesse Municipal, revelou hoje a autarquia.

Produção de bonecos de Estremoz já é Património de Interesse Municipal
Notícias ao Minuto

13:03 - 18/09/14 por Lusa

País Aprovação

Este é, segundo o município, o primeiro passo de um processo, já iniciado, que pretende chegar ao registo da "Produção de Figurado em Barro de Estremoz" na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A Câmara de Estremoz afirma que "assume o dever de proteger, valorizar e divulgar o património cultural da sua zona geográfica, nomeadamente na área do Imaterial", e, por isso, aprovou o reconhecimento da "Produção de Figurado em Barro de Estremoz como Património Imaterial de Interesse Municipal", processo que vai ainda ser submetido à aprovação da Assembleia Municipal.

"O saber-fazer de uma figura de barro de Estremoz, conhecida como boneco de Estremoz, é um património imaterial local de expressão única no mundo que importa valorizar, num primeiro momento, através de um reconhecimento municipal", salienta a autarquia.

Com esta iniciativa, o município pretende que "os barristas vejam reconhecido o mérito de continuarem uma tradição, com mais de 300 anos de existência", mas também para que "o concelho assuma esta herança cultural como de relevância excecional para o seu desenvolvimento integral".

"Assume-se assim este património imaterial como uma herança multissecular de inestimável valor cultural para o concelho, bem como para os seus cidadãos e que importa transmitir devidamente valorizado, estudado e preservado às novas gerações", realça o município.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório