A Força Aérea Portuguesa, com o seu helicóptero EH-101, realizou uma operação de inserção de militares no novo submarino nuclear de ataque francês Le Tourville, que é o "mais moderno do mundo".
"A missão, concretizada no último domingo, em 30 de março, ocorreu a 30 milhas náuticas (aproximadamente 55 km) a norte da Ilha da Madeira, decorrente de uma operação de treino", lê-se num comunicado.
A Força Aérea explica que, "com o helicóptero", em posição "de estacionário em voo sobre o submarino, os dois militares da Marinha Francesa desceram até à escotilha por intermédio de um guincho, acompanhados pelo Recuperador-Salvador da tripulação do helicóptero EH-101 Merelin".
"Esta operação exigiu uma coordenação precisa e sincronizada entre a tripulação do helicóptero e a guarnição do submarino francês, tendo como fatores os restrito espaço da escotilha do submarino e a instabilidade provocada pela própria navegação marítima. A operação foi realizada com extrema precisão, demonstrando a competência e experiência das tripulações envolvidas, sob a garantia da maior segurança", escreve a Força Aérea.
O FS Tourville é "um submarino equipado com a mais alta tecnologia, com capacidade para descer aos 350 metros de profundidade em segurança", tem "quase 100 metros de comprimento e mais de 5.000 toneladas de peso".
"O exercício realizado reflete a capacidade da Força Aérea em integrar operações conjuntas com forças armadas de outros países, utilizando os mais distintos e modernos meios, reforçando assim a preparação, experiência e proficiência das nossas tripulações em qualquer cenário", pode ler-se.
Leia Também: Força Aérea recebe quarto helicóptero para combate de incêndios. Ora veja