Recluso prestes a ser libertado detido por crimes em saída precária

O recluso, condenado a 20 anos de prisão por vários crimes graves, aproveitou uma saída precária em outubro de 2023 para cometer mais crimes em várias zonas do país. Acabou por ser detido no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus numa altura em que se preparava para sair em liberdade condicional.

Polícia Judiciária

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
14/03/2025 09:48 ‧ 14/03/2025 por Notícias ao Minuto

País

Polícia Judiciária

Um recluso de 44 anos foi detido, esta sexta-feira, por ser suspeito de vários crimes de furto e roubo cometidos em 2023, quando "gozava de uma saída precária", revelou a Polícia Judiciária (PJ).

 

Em comunicado, enviado às redações, a PJ explicou que o recluso cumpria uma pena de 20 anos de prisão por vários crimes, incluindo "homicídio, roubo, sequestro, furto e detenção de arma proibida".

O homem estava na "iminência de ser restituído à liberdade" e foi detido quando se preparava para deixar o Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no distrito de Lisboa.

Os crimes em causa, explica a PJ, ocorreram durante uma saída precária, em outubro de 2023. Na altura, o homem "optou por não regressar à cadeia" e praticou vários crimes de furto e roubo em diferentes zonas do país

Para os crimes utilizou "uma viatura furtada em Almeirim e duas espingardas caçadeiras subtraídas de uma espingardaria em Bragança". O homem viria a ser detetado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) a 9 de novembro de 2023, na zona de Vila Nova de Poiares, no seguimento de um roubo ao Supermercado Minipreço da Lousã.

"O suspeito ao aperceber-se que estava a ser seguido, encetou uma fuga durante cerca de cinco quilómetros, que apenas cessou quando a viatura que conduzia se despistou, embateu num muro e capotou, acabando por ser imobilizado por elementos da patrulha da GNR e detido por uma equipa da PJ que já se encontravam no terreno", indicou a autoridade.

Foram então "apreendidos importantes elementos probatórios, que permitiram correlacionar o suspeito com outros ilícitos criminais", entre os quais um roubo de arma de fogo a um posto de abastecimento de combustíveis em Seia e um roubo na forma tentada com arma de fogo a uma dependência bancária em Cernache de Bonjardim. 

Na altura, o homem foi encaminhado para a prisão para cumprir o restante da pena, enquanto a PJ concluía as investigações. Foi então remetido um inquérito ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, "que veio entretanto a emitir o mandado de detenção imediatamente cumprido".

Presente às autoridades judiciárias para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Leia Também: Detidos no Seixal por tentativa de homicídio sujeitos a apresentações periódicas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas