O primeiro-ministro, Luís Montenegro, recorreu às redes sociais para assinalar o Dia Internacional da Mulher que se celebra este sábado, dia 8 de março.
"O Dia da Mulher é mais do que uma efeméride. Sim, fizemos muitos avanços ao longo das últimas décadas. Garantimos o direito de voto, garantimos o acesso a profissões que antes estavam vedadas. Hoje, temos mulheres em lugares de destaque nas universidades, nas empresas, nas organizações e até na política", começa por dizer Luís Montenegro, num vídeo partilhado no seu perfil da rede social X (antigo Twitter).
E continua: "Mas há muito ainda para fazer. A violência contra as mulheres continua a ser uma das mais graves violações dos direitos humanos. É essa a razão para que o combate à violência doméstica seja uma das prioridades máximas do Governo".
O primeiro-ministro refere ainda que, "no mercado de trabalho", "as desigualdades entre mulheres e homens também persistem".
Mais do que assinalar uma efeméride, este Dia Internacional da Mulher deve servir para lembrar o que estamos a fazer por uma verdadeira igualdade e celebrar o caminho que as mulheres já conquistaram. Feliz dia a todas! pic.twitter.com/BOEXNvwTE5
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) March 8, 2025
"O programa de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal que o Governo está a concluir pretende responder a muitos desses desafios", afirma.
Luís Montenegro acrescenta que "da parte do Governo, o compromisso é claro", ou seja, "garantir que as mulheres têm na sociedade o papel que merecem".
O chefe do Executivo termina a mensagem a desejar um "Feliz Dia da Mulher".
Leia Também: Hoje é o Dia da Mulher. Como podem os pais educar para a igualdade?