Abílio Silva, que tomará posse, na segunda-feira, como presidente do Portuguese Saudi Business Council (PSBC), explicou que existe uma entidade saudita para fazer parcerias com outros países.
Esta entidade, destacou, tinha assinado um protocolo com a CIP (Confederação Empresarial de Portugal), mas ainda não tinha dado resultados, tendo sido, em meados do ano passado, criado o PSBC, para "fomentar o negócio entre os dois países".
Foram nomeados três administradores portugueses: Armindo Monteiro (CIP), Luís Filipe Menezes (Presidente da CCIAP -- Câmara de Comércio e Indústria Árabe -Portuguesa) e o presidente, Abílio Silva.
A delegação saudita irá visitar o país na póxima semana, passando por Lisboa, Porto e Leiria, com vários eventos na agenda e encontros com empresas e com membros do Governo.
Segundo Abílio Silva, entre as iniciativas para aprofundar a cooperação entre os dois países estão contactos com a ANA -- Aeroportos de Portugal e a NAV para garantir 'slots' (faixas horárias para descolar e aterrar) para a companhia aérea de bandeira do país, a Saudia, que, garantiu, está "muitíssimo interessada" em ter ligações diretas ao território nacional.
"Se não acontecer é porque não há disponibilidade da nossa parte para lhes darmos alguns 'slots'", assegurou.
Abílio Silva realçou ainda que há muitas oportunidades no mercado saudita para as empresas portuguesas, apontando "projetos megalómanos de muitos milhões" que estão em desenvolvimento no país e lembrando que o país vai receber eventos como a Expo 2030 e o Mundial2034.
"Portanto, eu acho que esta é a altura certa, visto não existem quase empresas portuguesas" na Arábia Saudita, rematou.
Leia Também: Fortes chuvas inundam Meca e Medina na Arábia Saudita. Há imagens