Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Ex-governante sócio do escritório de advogados que o processou

Filipe Lobo D'Ávila, ex-secretário de Estado da Administração Interna, é agora sócio do escritório de advogados que representou a Everjets, a empresa que abriu um processo contra aquela tutela a propósito de um concurso para fornecimento de meios aéreos e que mais tarde viria a ganhar o concurso lançado pelo MAI, noticia o jornal i.

Ex-governante sócio do escritório de advogados que o processou
Notícias ao Minuto

07:13 - 01/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Filipe Lobo d'Ávila

Quando Filipe Lobo D’Ávila era ainda secretário de Estado da Administração Interna, a Everjets interpôs um processo judicial contra aquele ministério, através do qual reclamava as condições do concurso público para fornecer meios aéreos ao Estado. Representada pela Telles de Abreu e Associados, a empresa acabou por ganhar o recurso em Tribunal, o que obrigou o Ministério da Administração Interna (MAI) a lançar um novo concurso que viria a ser adjudicado à empresa de Famalicão.

Segundo o jornal i, nos pareceres jurídicos do Governo recomendava-se que se avançasse com um recurso à sentença do Tribunal de Braga, decisão que o MAI decidiu ignorar, alegando que tal iria atrasar o concurso para a altura dos incêndios florestais.

Hoje, já longe das funções de secretário de Estado, Filipe Lobo d’Ávila é sócio da associação de advogados que defendeu a Everjets, mas que, garante o MAI, nada teve a ver com a decisão de não recorrer da sentença.

Sobre o facto de o ex-secretário de Estado estar a exercer funções na Telles de Abreu e associados, o MAI defende que são “questões do foro profissional” após “cessação de funções como secretário de Estado”.

Já a Everjets está a ser investigada por supostamente ter apresentado, na fase inicial do concurso, e antes da decisão do Tribunal de Braga, falsos manuais de voo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório