Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 19º MÁX 27º

Após "problemas técnicos", alargado prazo de matrículas do 2.º e 5.º anos

Prazo terminava hoje mas, devido a um problema técnico que ocorreu durante a madrugada, não foi possível realizar as matrículas.

Após "problemas técnicos", alargado prazo de matrículas do 2.º e 5.º anos
Notícias ao Minuto

22:41 - 10/07/24 por Notícias ao Minuto

País Matrículas

O ministério da Educação, Ciência e Inovação prolongou até sexta-feira o prazo para a renovação das matrículas relativas aos 2.º e 5.º anos.

De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto esta quarta-feira, a prorrogação acontece depois de "problemas técnicos" terem condicionado o funcionamento dos portais nos quais a renovação é feita.

"Esta madrugada, ocorreram problemas técnicos num equipamento de refrigeração do centro de dados da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN)", começa por explicar a tutela, dando conta de que por esse motivo houve "equipamentos do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) ali instalados que sofreram avarias, algumas das quais em equipamentos que garantem a autenticação de utilizadores, tal como acontece com o Portal das Matrículas".

O ministério reconhece de que não foi possível o "funcionamento normal daquele portal", apesar dos esforços de equipas técnicas e fabricantes.

"Tendo em conta que hoje é o último dia relativo às matrículas do 2.º ao 5.º anos, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação decidiu prorrogar o prazo até dia 12 de julho, sexta-feira, a pedido do IGeFE e após garantia de que a situação está normalizada", detalham.

O Executivo pede ainda desculpas "pelo incómodo" que a situação possa ter causado a pais e encarregados de educação, assim como aos estabelecimentos de ensino.

"Tal como referido hoje pelo Ministro da Educação, Ciência e Inovação, é intenção do Governo robustecer os sistemas de informação, de forma a que as falhas que se têm registado não voltem a ocorrer nas matrículas para o ano letivo 2025/2026", remata-se.

[Notícia atualizada às 22h47]

Leia Também: Atrasos na preparação do ano letivo? "Seria diferente se feito com tempo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório