O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, marcou presença esta quarta-feira em Washington DC, nos Estados Unidos, onde decorre até amanhã a cimeira da NATO.
Em conferência de imprensa, o chefe de Governo anunciou uma ajuda de (mais) 95 milhões a Kyiv, juntando aos 126 já fechados num acordo com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, quando o mesmo esteve em Portugal.
"Será um esforço na casa dos 221 milhões de euros que faremos este ano", sublinhou.
Na mesma ocasião, Montenegro anunciou também que Portugal vai aumentar o investimento em defesa em 2029 para 6 mil milhões de euros, de forma a atingir os 2% do Produto Interno Bruto acordados com a NATO.
A presença portuguesa na cimeira foi registada, e várias imagens mostram o presidente português no local, tal como pode ver na galeria acima.
Numa cimeira que deverá ser "histórica", como o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, será discutido o "sério desafio da China" e Kyiv - que hoje 'tomou' conta dos assuntos. Já o presidente dos Estados Unidos também discursou, referindo que a Aliança nunca será "ultrapassada" e garantindo que o grupo está "mais forte do que nunca".
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: UE reafirma "forte pilar de defesa" para reduzir dependência dos EUA