Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 25º

NATO? "Nunca vamos ser ultrapassados. Hoje somos mais fortes", diz Biden

As palavras são do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Cimeira da Aliança Atlântica, a decorrer em Washington, nos Estados Unidos.

NATO? "Nunca vamos ser ultrapassados. Hoje somos mais fortes", diz Biden
Notícias ao Minuto

18:43 - 10/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, esta quarta-feira, na Cimeira da Aliança Atlântica, a decorrer em Washington, que "é a primeira vez que todos os países da NATO estão a desenvolver planos para a produção de meios de defesa".

Segundo o presidente norte-americano, "a Rússia está numa guerra e está a aumentar a sua produção de armamento, de munições, de veículos de combate, com a ajuda da China, da Coreia do Norte e do Irão", mas a NATO não pode ficar atrás.

Nesse sentido, Biden questiona-se: "Mas como é que podemos fazer deste escudo [Aliança] cada vez mais forte?". "Fortalecer a nossa base industrial", respondeu de seguida.

"Estou muito satisfeito que os membros da NATO estejam aqui a assumir o compromisso de aumentar a nossa base industrial, de Defesa. É essencial para manter a nossa segurança", frisou, sobre o objetivo de investir 2% do PIB da NATO em Defesa. Para Biden, isso demonstra o esforço conjunto de defender "cada centímetro do território".

E continuou: "É a primeira vez que todos os países da NATO estão a desenvolver planos para a produção de meios de defesa. Hoje somos mais fortes do que alguma vez fomos".

Biden terminou o seu discurso a frisar: "Nunca [NATO] vamos ser ultrapassados, não podemos ser ultrapassados quando se trata da nossa prontidão".

Recorde-se que a NATO está a reunir esta quarta-feira, em Washington, o Conselho do Atlântico Norte, principal organismo de decisão política dos aliados.

O secretário-geral da Aliança, Stoltenberg, afirmou que serão tomarão "decisões importantes para o futuro", com mais apoio à Ucrânia e relações mais estreitas com os parceiros do Pacífico.

Leia Também: "A Ucrânia pode e vai parar Putin". Biden discursou na cimeira da NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório