Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 28º

Morreu a ex-Procuradora-Geral da República Joana Marques Vidal

A ex-Procuradora-Geral da República Joana Marques Vidal morreu, esta terça-feira, no Hospital de São João do Porto, avançou o Observador. Estava em coma há várias semanas.

Morreu a ex-Procuradora-Geral da República Joana Marques Vidal
Notícias ao Minuto

15:54 - 09/07/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Joana Marques Vidal

A ex-Procuradora-Geral da República Joana Marques Vidal morreu, esta terça-feira, aos 68 anos, no Hospital de São João do Porto.

Ao que avança o Observador, Joana Marques Vidal estava em coma há várias semanas após uma operação cirúrgica.

A Lusa revelou, posteriormente, que a ex-Procuradora esteve em coma induzido devido a uma operação por causa de um cancro e acabou por sofrer uma septicemia.

O corpo da ex-Procuradora-Geral da República vai estar em câmara ardente na quarta-feira a partir das 14 horas e até às 22 horas na freguesia de Pedaçães, concelho de Águeda. As cerimónias fúnebres terão lugar em Aveiro, na quinta-feira, onde será cremada.

A missa de sétimo dia será celebrada na Basílica da Estrela, em Lisboa, no dia 15 de julho, às 19 horas.

Joana Marques Vidal foi a primeira mulher a liderar a Procuradoria-Geral da República, entre 2012 e 2018, sendo sucedida no cargo por Lucília Gago. Foi nomeada para a PGR em outubro de 2012 pelo então Presidente da República Cavaco Silva, ocupando o cargo detido até então por Pinto Monteiro.

A primeira mulher PGR, que mandou prender um ex-primeiro-ministro

A primeira mulher PGR, que mandou prender um ex-primeiro-ministro

Joana Marques Vidal, que hoje morreu, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Procuradora-Geral da República, que assumiu especial protagonismo com a Operação Marquês, que levou à prisão preventiva do ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Lusa | 17:17 - 09/07/2024

Natural de Coimbra, onde nasceu em 1955, Joana Marques Vidal licenciou-se em Direito em 1978 e entrou no ano seguinte para a magistratura do Ministério Público.

Foi condecorada em outubro de 2018 pelo Presidente da República, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

"Ímpar, notável, de excelência". Reações à morte de Joana Marques Vidal

Joana Marques Vidal morreu esta terça-feira no Hospital de São João do Porto, após várias semanas em coma na sequência de uma operação cirúrgica. Foi a primeira mulher a liderar a Procuradoria-Geral da República (PGR), que mandou prender o ex-primeiro-ministro, José Sócrates.

Daniela Carrilho | 17:53 - 09/07/2024

[Notícia atualizada às 17h13]

Leia Também: "Lucília Gago responde por quem a nomeou, não perante o Parlamento"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório