Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
29º
MIN 20º MÁX 38º

Mafra lança concurso para construção do complexo desportivo da Ericeira

A Assembleia Municipal de Mafra aprovou hoje o lançamento do concurso de conceção, construção e exploração do futuro complexo desportivo do Parque Verde Urbano da Ericeira.

Mafra lança concurso para construção do complexo desportivo da Ericeira
Notícias ao Minuto

00:02 - 25/06/24 por Lusa

País Mafra

"O Parque Verde Urbano da Ericeira irá trazer uma nova centralidade ao entorno urbanístico da vila da Ericeira, dotando a região de uma infraestrutura que reforça a resposta a necessidades sociais, educativas, recreativas e de sustentabilidade", lê-se na proposta aprovada por maioria.

Além de requalificar a fauna e flora originais, o projeto tem como objetivo "dotar o espaço de equipamentos que sirvam a comunidade e promovam o bem-estar", dispondo de serviços e equipamentos que fomentem um estilo de vida mais ativo e saudável, combatendo o sedentarismo e a solidão.

O projeto compreende um plano de revitalização ecológica e paisagística para a área e de desenvolvimento de infraestruturas desportivas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.

Numa área de 12 hectares do antigo parque de campismo, o parque verde vai ter zonas de lazer como espaço de jogo e recreio para crianças, parque de merendas, parque canino, anfiteatro, café e restaurante e zonas desportivas com campos de padel, ténis, futebol e basquetebol secretaria e balneários.

A proposta de concurso de conceção, construção e exploração do futuro complexo desportivo do Parque Verde Urbano da Ericeira prevê uma renda mensal de mil euros a pagar pelo futuro concessionário.

O período de concessão é de 20 anos, "período expectável para a amortização do investimento" a efetuar.

A zona a concessionar vai ter seis campos de padel, dois de ténis, um de pickleball, a serem pagos pelos utilizadores, um campo de basquetebol e outro de futebol e uma pista de skate e de bicicleta, de uso gratuito, além de balneários e um restaurante/bar.

Na Assembleia Municipal, o presidente da câmara, Hélder Sousa Silva, adiantou que a autarquia tem o projeto pronto a lançar a concurso para a área restante do futuro Parque Verde Urbano, com uma intervenção na zona do pinhal e a criação de parque de estacionamento.

Em 2023, a autarquia reduziu o parque de campismo de 18 para seis hectares, reservando os restantes 12 hectares, correspondentes à zona mais próxima da malha urbana da vila, ao futuro Parque Verde Urbano da Ericeira.

Todos os utilizadores do parque com tendas, caravanas, 'mobilehomes' ou outros, foram obrigados a retirar os equipamentos e a saírem para este entrar em obras, tendo reaberto no verão do ano passado com normas de funcionamento diferentes das que existiam.

Leia Também: Autarca de Mafra cessa funções no dia 16 para ser empossado eurodeputado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório