Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 26º

GNR resgata 16 migrantes ao largo de Almería, em Espanha. As imagens 

A embarcação encetou a fuga após ser avistada pela GNR. No total, 17 pessoas foram resgatadas: 16 migrantes e um facilitador, que foi detido.

Notícias ao Minuto

13:13 - 24/06/24 por Notícias ao Minuto

País GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou, esta segunda-feira, que resgatou 17 pessoas, 16 das quais migrantes, ao largo do Cabo Gata, a sudoeste de Almería, em Espanha. 

Em comunicado, enviado às redações, a autoridade referiu que o resgate ocorreu no passado sábado, 22 de junho, no "âmbito de uma ação de patrulhamento", na qual foi "detetada uma embarcação com 17 pessoas a bordo". 

Os militares deslocaram-se "de imediato" para o local com a lancha de patrulhamento costeiro 'Bojador' até à "pequena embarcação de fibra", mas esta "encetou a fuga". 

"Com o apoio da Guardia Civil espanhola, foi possível efetuar a interceção da embarcação, tendo sido detido um facilitador, sendo os restantes 16 migrantes, todos homens, transportados para o Porto de Almería", lê-se na nota.

O resgate ocorreu no âmbito da operação 'INDALO 2024', que teve início a 12 de junho e prolonga-se até 7 de agosto, "sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX)".

O principal objetivo é "atuar na vertente da vigilância fronteiriça, controlo de fluxos de imigração irregular, combate à criminalidade transfronteiriça, reforço da cooperação europeia ao nível de Guarda Costeira e apoiar operações de busca e salvamento".

Leia Também: Dezenas de buscas por tráfico de droga no Algarve. Já há 10 detidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório