Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
31º
MIN 19º MÁX 31º

Arraial Lisboa Pride quer mais de 100 mil hoje na Praça do Comércio

Mais de cem mil pessoas são esperadas hoje na Praça do Comércio, em Lisboa, para o maior evento LGBT+ de Portugal, o 'Arraial Lisboa Pride', com espetáculos e mensagens políticas.

Arraial Lisboa Pride quer mais de 100 mil hoje na Praça do Comércio
Notícias ao Minuto

06:11 - 22/06/24 por Lusa

País Lisboa

Realizando-se desde 1997, o 'Arraial Lisboa Pride' é o maior evento comunitário e de visibilidade da população lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo, "num momento político de celebração de orgulho na igualdade", diz a associação ILGA -- Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, que organiza o evento anual.

Daniela Bento, presidente da ILGA, disse à Lusa que espera ver hoje a Praça do Comércio, cheia, lembrando que no ano passado estiveram no arraial mais de 100 mil pessoas. "Este ano se for mais gente melhor", disse.

A responsável salientou nas declarações à Lusa que a cada ano se pretende que a iniciativa seja um espaço de vivência mas também um palco de artistas, "numa lógica de capacitar artistas que têm menos visibilidade", acrescentando que a organização quer "que seja uma festa mas também um momento de intervenção política".

Numa Praça do Comércio "cada vez mais rica em atividades", Daniela Bento salientou a presença cada vez em maior quantidade de entidades associadas, pelo que o arraial "é também um espaço que proporciona o estabelecimento de contactos e de parcerias entre associações e coletivos".

O arraial decorre das 16h00 de hoje às 02h00 de domingo e ocupa toda a praça.

Daniela Bento sublinhou que "é importante a ocupação do espaço público por estes movimentos. A ocupação de todo o espaço da praça dá uma visibilidade muito boa", adiantando que é importante "que as pessoas vejam o arraial como um espaço seguro".

Integrado na programação oficial das Festas de Lisboa, de todo este mês, o 'Arraial Lisboa Pride', de entrada livre, é organizado pela Associação ILGA Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

Além das atividades de palco decorrem em simultâneo atividades associativas no "Pride Center", atividades associativas permanentes, um "arraialito", um espaço de música a partir das 21:30 (Pride Center After Dark") e o Pride Care, de informação, de distribuição de preservativos e de rastreio de infeções sexualmente transmissíveis.

"Além de uma celebração das nossas identidades, da nossa liberdade e dos direitos que já conquistámos, este é também um momento de reivindicação, de ocupação, de solidariedade e de coexistência do muito e urgente que há por fazer em matéria de Direitos Humanos em Portugal e no mundo", diz a organização.

No próximo ano, de 14 a 21 de junho, Lisboa vai acolher o EuroPride, o maior evento de celebração do orgulho das entidades LGBTI+ na Europa, que acontece anualmente desde 1992 em diferentes cidades europeias, com um extenso programa de atividades, conferências, encontros, uma marcha e uma festa.

Leia Também: Arraial Lisboa Pride celebra direitos LGBTI+ em Lisboa (já a 22 de junho)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório