Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Maia considera 2030 "data muito curta" para acabar novas linhas do Metro

O presidente da Câmara Municipal da Maia afirmou hoje que 2030 é "uma data muito curta" para concluir a construção das quatro linhas do Metro do Porto anunciadas em outubro e que incluem a segunda linha para aquele concelho.

Maia considera 2030 "data muito curta" para acabar novas linhas do Metro
Notícias ao Minuto

18:24 - 19/06/24 por Lusa

País Maia

Num encontro com os jornalistas, António Silva Tiago (PSD/CDS-PP), que é também administrador não executivo da Metro do Porto, em representação da área Metropolitana do Porto (AMP), adiantou que os projetos para aquelas linhas "estão a ser feitos" e que devem estar concluídos em 2025.

"Estes quatro projetos estão a ser feitos neste momento, estarão pronto no primeiro trimestre de 2025. Aquilo que o Governo anterior, e o então senhor primeiro-ministro António Costa, tinham assumido com a Metro do Porto e a AMP, em Gondomar, numa sessão pública, foi que estas quatro linhas seriam lançadas de forma a que até 20230 pudessem ficar feitas, prontas", disse.

No entanto, ao autarca alertou que aquela meta pode não ser possível de cumprir: "Eu sei o que são obras, se calhar melhor do que o então primeiro-ministro e se calhar o atual primeiro-ministro, admito que saiba mais de obras do que eles, eles são juristas, eu sou engenheiro, tenho a obrigação de saber mais do que eles, e acho que é uma data curta".

E continuou: "2030 é daqui a seis anos. Acabar os projetos, lançar os concursos públicos, que têm de ser internacionais, são de milhões e milhões de euros, e fazer as obras, não é fácil até 2030. Acho que passará um bocadinho isso, mas para isso é preciso que o atual Governo ou quem governar o país cumpra aquilo que foi dito pelo anterior primeiro-ministro".

Em outubro, a Metro do Porto anunciou o lançamento de um Concurso Público Internacional para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas.

As linhas em causa são Gondomar II (Dragão - Souto), ISMAI - Muro - Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias - Parque Maia - Aeroporto) e São Mamede (IPO - Estádio do Mar).

Atualmente a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, estando em construção uma extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d'Este (Vila Nova de Gaia), a Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto), uma linha de 'metrobus' entre Casa da Música e Praça do Império (aguarda-se lançamento da extensão à Anémona), e o arranque das obras da Linha Rubi (H), entre Casa da Música e Santo Ovídio, que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro, está previsto para o final deste ano.

Leia Também: Metro do Porto desmente atraso de 700 dias na conclusão da linha Rosa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório