Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 27º

Filho de Marcelo recusa ser ouvido na CPI ao caso das gémeas

Nuno Rebelo de Sousa justificou a decisão com o facto de ser um dos visados no processo-crime.

Filho de Marcelo recusa ser ouvido na CPI ao caso das gémeas
Notícias ao Minuto

20:35 - 18/06/24 por Notícias ao Minuto

País Nuno Rebelo de Sousa

O filho do Presidente da República recusou ser ouvido na Comissão de Inquérito (CPI) ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas em Portugal, avança TVI, do mesmo grupo da CNN Portugal.

O advogado de Nuno Rebelo de Sousa adiantou ao Parlamento que o seu cliente não está disponível para prestar declarações, nem enviar documentos. O filho do Presidente da República justificou a decisão com o facto de ser um dos visados no processo-crime sobre o tratamento administrado às meninas. 

Nuno Rebelo de Sousa pretende assim só prestar esclarecimentos ao Ministério Público (MP), conforme referiu o advogado Rui Patrício à CPI. 

O filho do Chefe de Estado foi notificado para prestar esclarecimentos sobre o seu envolvimento no alegado caso de favorecimento às gémeas. Perante a recusa, a justificação de Nuno Rebelo de Sousa pode não ser aceite, uma vez que poderá ser considerada como um crime de desobediência, garante a TVI. O regimento prevê que a recusa terá de ser transmitida ao MP. 

As audições da comissão de inquérito sobre o caso das gémeas tratadas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com um medicamento que tem um custo de dois milhões de euros por pessoa, arrancaram segunda-feira, com o depoimento do ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde António Lacerda Sales.

A mãe das gémeas é a próxima a depor. A audição está agendada para sexta-feira,  através de videoconferência. 

O presidente da comissão indicou também que os trabalhos vão decorrer até 26 de julho, sendo suspensos durante o mês de agosto, e retomam no dia 10 de setembro.

[Notícia atualizada às 20h46]

Leia Também: Caso gémeas. Mãe vai (mesmo) ser ouvida na 6.ª-feira por videoconferência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório